quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Plantas, Medicamentos e Alimentos Tóxicos a Cães e Gatos

Não é a toa que nós veterinários incentivamos tanto que os cães e gatos sejam alimentados apenas com ração, que tenham cuidado com plantas ornamentais e não medique os animais por conta própria, as vezes um alimento bobo ou um remédio do nosso cotidiano pode fazer muito mal aos bichinhos.
As plantas tóxicas mais comuns encontradas nas casas são: comigo ninguém pode, espada de são jorge, azaléia, copo de leite, costela de adão, bico de papagaio, hortênsia e mamona. Procure deixar essas plantas fora do alcance dos seus animais, principalmente filhotes, que são como crianças, comem tudo que encontram pela frente.
Gatos tem o costume de comer algumas plantas para ajudar na "limpeza" do acúmulo de bolas de pêlo, eles comem principalmente grama e muitas vezes vomitam depois. Se você mora em apartamento ou não tem grama em casa, são vendidas sementinhas de uma grama específica que os gatos adoram, você planta em um vaso e eles adoram comer. Essa espécie de "mato" ajuda na eliminação de bolas de pelo, muito importante para os gatos.
Cães comem grama também, principalmente se estão com alguma indisposição gástrica. Grama não faz mal a eles.
 Existem muitos alimentos potencialmente tóxicos, principalmente se forem ingeridos em grande quantidade e se o cão for pequeno. Por isso, EVITE DAR ALIMENTOS!!!
Os mais comuns alimentos tóxicos para cães e gatos são: chocolate (sim, nosso fiel amigo chocolate, faz mal ao nosso fiel amigo cão); cebola, mesmo em pequenas quantidades, pode causar uma espécie de anemia; batatas, inhame, mandioquinha crus podem causar problemas no sistema nervoso e gastrointestinal; linhaça crua; doces; frituras; alho; chá; café; brotos, batata germinada e folhas de batata; uva e uva passa, entre outros.
Um que não é tóxico, mas pode causar uma série de problemas, como ruptura de esôfago/estômago/intestino, além de constipação severa, são ossos. Tanto de porco, quanto de galinha, vaca, enfim. Não dê.
Gatos são, sem dúvida, muito mais susceptíveis a intoxicações do que os cães. Portanto, cuidado redobrado com remédios que são dados a eles.
A mais comum causa de intoxicação medicamentosa em gatos é o acetaminofen, o nosso conhecido Tylenol, um único comprimido pode ser fatal, causando anemia hemolítica.
Outros: Benzocaína, exaclorofeno, carbaril, azul de metileno, aspirina.
Alguns desses medicamentos são pulicidas e carrapaticidas, portanto leia bem a embalagem e consulte um veterinário e veja se o produto é indicado para gatos ou apenas cães.
Alguns antibióticos, anestésicos e anticonvulsivantes só devem ser dados sob supervisão de um médico veterinário, incluindo diazepan, morfina, além de alguns anti-inflamatórios.
Remédios tóxicos para cães e gatos:
Amitraz (o popular Triatox)  e mesmo o Butox, são carrapaticidas/sarnicidas potencialmente tóxicos.
Nunca dê diclofenaco sódico e de potássio ( Cataflan e Voltaren) causam gastrite severa em cães.
Ivermectina, carrapaticida e sarnicida.
Pyridium, anti-inflamatório da via urinária.
Além de várias outras substâncias que devem ser administradas com cautela, por isso, consulte sempre seu veterinário de confiança antes de dar qualquer remédio ao seu animal.






Intoxicações por demais substâncias, sintomas clínicos e como proceder fica para um próximo post!
Beijão a todos!!


Ajuda animal: aqui, aqui, e aqui.

18 comentários:

  1. No blog da Rutha que é uma gatinha tem um post sobre essa graminha para gatos que você comentou...

    http://ruthapinkbarumluna.blogspot.com/2011/01/eu-nao-existo-sem-voce.html

    lambs!

    ResponderExcluir
  2. Eu li num lugar que dá pra plantar milho de pipoca num vasinho, cresce uma espécie de grama, é mais simples de achar e os gatos também adoram.
    Meu problema com a Christie é que ela adora comer besteira, ela fica numa loucura com leite e derivados que só vendo. Outro dia eu notei que ela pede pipoca e no fim nem come. Eu acho que ela lambe pra tirar toda a manteiga (derivado do leite) e depois deixa o resto pra lá. Ok, eu dei pipoca pra Christie, sorry u.u
    Ela gosta de aveia também, principalmente com água (que dá um leitinho), a veterinária disse que tudo bem... (mas eu só dou quando faço esfoliação caseira, cai na pia e ela come - nojeira xDD)
    Bom, a Christie come até fio dental que às vezes cai da lixeira (nojeira 2), ela é literalmente uma vira-lata de lixo xD
    Outro dia fui passar aspirina na cara e fiquei com mó medo das gatas lamberem se cair algo na pia, mas no fim elas têm pelo menos um pouco de noção e não comem/lambem coisas químicas.
    Ah, e por fim, pra finalizar meu post xD... a Christie tem mania de mastigar plástico ¬¬ e tem um mantinho que elas usavam pra mamar e agora a Christie ta mastigando aquilo, eu escondo dela, mas o negócio ta todo comido. Qual é o problema mental da minha gata? Pode ser hereditário? xD

    ResponderExcluir
  3. huashuashuashu é a convivencia na certa xD
    leite em si nao faz mt bem pros caes e gatos, mas derivados, tipo iogurte, pode dar de boa...meus gatos adoram tb (sim, eu sou um péssimo exemplo, deixo meus gatos provarem de tudo u.u)
    esse negócio de comer o pano realmente nao é muito bom, pode ser que ela nao elimine nas fezes. essa da graminha de milho eu descobri no post ali de cima, nao sabia que era esse matinho...dá pras suas gatas, assim pelo menos elas eliminam essas tranqueiras todas xDD

    ResponderExcluir
  4. Cara! Adorei o Odie! Ele se despede com "lambs!"! Haehueheahuehauhae

    A Christie é doidaraça!! Heahuehahehua Convivência... Huehaehueahe Céus!...

    Rakk, moro em casa há 10 meses e tenho montado e cuidado de meu jardim e minhas flores... AMO!!!! Me preocupei porque tenho algumas das plantas que são toxicas!! Não quero me desfazer delas, se for arrumar um gatinho... *dilema*
    Outra coisa que me deixou assim o.O, foi o lance do vomito! Certamente, eles não correm pra caixinha de areia... *dilema* [2]

    Ooooohhhhh.........

    ResponderExcluir
  5. asuhhuashuas minha amiga realmente entrou no personagem Odie ^^
    e a Christie, não esperava nada diferente, sendo gata de quem é xD

    bom, quanto as plantas, tenta colocá-las em locais mais altos...mas gatos são mais espertos que cachorros quanto a comer plantas tóxicas...pelo menos nunca vi nem soube de nenhum que comeu.
    eles comem grama mesmo.
    E não, não vomitam na caixa de areia :S
    mas tb nao é coisa de todo dia nem algo tão horrivel assim, dá pra lidar bem...se vc escovar bem o gato, evita que ele engula os pelos e assim vomita menos.
    Minha gata vomita bem esporadicamente, só aquele tufão de pelo O.o
    Igual no filme Shrek! ausuhshuas

    ResponderExcluir
  6. Haehauehauehauha

    Elas são plantadas no chão. Mas se os gatos são mais espertos nisso, me assusto menos...

    Nem me espanto tanto com as bolas de pelos, como no filme (haehauhaheua), até pela escovação freqüente que sempre soube que precisa... Pensei na mistura do pelo com vomito em si o.O. Se for só pelo, é só recolher e é fácil e por poucas vezes, escovando...

    (até trema tem no automático, mas acento circunflexo, não... Haheuahehau)

    ResponderExcluir
  7. ah, sai pelo melecado, né? o gato nao vai vomitar a seco, coitado!
    mas tadinho poxa, vai ter preconceito com o bicho pq ele vomita de vez em quando? aqui em casa pegamos o papel toalha e pronto, já jogamos fora. é tranquilo!
    aiaiai dona Chrys, vou te dar um gato de pelúcia! huasahushuashu

    ResponderExcluir
  8. Aliás, acho que os meus gatos que vomitam muito. Acho que eles comem demais de uma vez só por disputa da ração. *pensa*
    vou montar uma enquete: com que frequencia seus gatos vomitam? huashuashuashu

    ResponderExcluir
  9. As minhas nunca vomitam. A Minerva esperou um ano de vida pra vomitar, mas também vomitou uns 3 dias seguindos pelos em forma de cocô xD
    Eu admito que tenho nojinho, quem limpa é o Eros, eu desinfeto.
    Acho que morando em casa e tendo plantas no jardim, o melhor é não deixar o gato sair de casa com telinhas, não? Digo pra ele não sair na rua e se ferir...

    ResponderExcluir
  10. a Biba vomita tufos que parecem cocô, mas não sei com que frequência...mas ela é peluda e se lambe o dia inteiro, e odeia escovar.
    não vou dizer que eu adoro limpar, mas já acostumei. Só é foda quando ainda tá morninho :S
    tá, parei =X

    ResponderExcluir
  11. É meda, mesmo... Haehauehaueha

    Sendo pouco e poucas vezes, me assusta menos. Apesar do morninho... Po!! Isso tudo é pra me dar mais vontade?! :s

    Eu já tenho gatos de pelúcia!! Haeuaheuaheuaheu

    Eu adoro tudo aberto!! No que faz calor, fica tudo escancarado... Não dá pra deixar as portas fechadas, nem colocar telas... Perderia o propósito de termos mudado pra Alphaville...

    To começando a achar que não vai rolar... :/

    ResponderExcluir
  12. E qto a leite? Minha cadelinha amaaaa muito tomar um pouquinho de leite antes d dormir... Tento não dar tanto pq tenho medo q faça mal... Mas as vezes dá uma peninha dela pedindo... Faz mal?

    ResponderExcluir
  13. Ana, não chega a ser tóxico, mas os cães se tornam intolerantes a lactose quando param de mamar. O que pode acontecer: ela sentir desconforto, ter diarréia, mas se ela não sente nada disso e vc dá só um pouquinho, não vejo problema ;)
    procure diluir em um pouco de água, fica mais "suave". Aiai, tão dificil resistir àqueles olhos pedintes! ^^

    ResponderExcluir
  14. Não pode dar osso para o cachorro comer?

    Meu pai é veterinário e ficou P da vida quando leu isso.

    É do instinto do animal comer carne (e roer ossos, por consequência). É ir contra as leis naturais.

    Quanta baboseira.

    ResponderExcluir
  15. É instinto de cão de rua comer osso, caso seu pai veterinário não saiba, cachorros morrem por rupturas no trato digestório causado por ossos.
    Cão doméstico já tem todos os nutrientes na ração, e veterinários devem sempre indicar apenas boas rações e não ossos.

    ResponderExcluir
  16. Alberto, seu pai deve achar uma lei natural humano comer merda, por isso vocês são idiotas assim.

    ResponderExcluir
  17. ixi mariaa... kkkkk. dou tdo isso pros meus.. minha picher inclusive se deixar come uma cebola... mas qdo eu soube q faz mal nunka mais dei... mas os ossos d galinha continuo dando para minhas 5 cadelas... compro no mercado os pés de frango, pescoço e cabeça... elas amamm.. e tbm a gata!! essa adora leite e vomita sempreeeeee tbm... e mts das vezes a ração inteira..q nojooooo kkkkk
    elas comem pipoca.. macarrao... sorvete.. bolacha... mas sempre procuro dar os petiscos próprios p eles... cmo vc disse.. dificil resistir aos olhinhos pidões.. hehehhe
    ahhh.. semana q vem começo a cursar a faculdade dos meus sonhos... VETERINÁRIA.. espero gostar mto.. mas tennho ctz q vou amar... n me vejo longe dos animais... paixao total...
    bjooo

    ResponderExcluir
  18. os ossos cartilaginosos tem menos problema, mas cuidado pra nao exagerar e eles passarem mal, hein! minha dog sempre vomita quando come algum pedaço de osso.
    iashuasjiashuashu e eu falo nos posts mas pq tenho que ensinar o certo, mas aqui em casa a gente dá sempre alguma porcaria, principalmente minha vó que dá comida, e nao adianta que ela nao aprende --' fazer o que né!
    que bom que vai cursar veterinaria, é uma profissao mt bonita, espero que vc goste e se de bem ^^
    bjão querida!

    ResponderExcluir

Au Au! Miau Miau!