segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Urina e Fezes: Dicas Para a Educação de Seu Pet


Esse é sem dúvidas, um dos maiores desafios que os proprietários enfrentam em relação aos seus animais.
Acostumá-los, principalmente os machos, a fazer xixi no lugar certo nem sempre é uma coisa fácil.
Dicas: Não adianta punir e brigar com o animal um tempão depois que ele fez as necessidades no local errado, ele vai ficar confuso e não ter a mínima idéia do motivo daquele escândalo todo. E esfregar a cara no xixi é bem cruel né, vamos combinar. Com isso, o máximo que você vai conseguir é que o animal tente fazer xixi ou cocô escondido, porque ele vai achar que não deve urinar e defecar, e não que não deve urinar e defecar ALI.
Os cães filhotes tem o metabolismo bem rápido, então se você der as refeições nos horários certinhos, e levando em conta que ele geralmente bebe água depois de comer devido a textura seca da ração, você pode estimar quando ele vai fazer as necessidades. Entre 30 min a 2h ele vai urinar e defecar. Aí você vai me dizer: "Mas eu vou ficar o dia inteiro olhando pro cachorro?" e eu te digo: Avisei no primeiro post que cães exigiam tempo e muita, mas muuuita paciência. Enfim, o momento certo vai ser quando o cão começar a cheirar bastante os lugares, procurando o que ele considera um local ideal. Aí você o leva ao local certo e, cada vez que ele acertar, recompense-o com carinho e brincadeiras. Se ele for sozinho ao local, faça um agrado maior ainda e recompense com petisco se quiser. Machos tendem a dar mais trabalho que as fêmeas, então você pode utilizar aqueles produtos que atraem o cão para determinado local para urinar, são a base de uréia, em geral, e "imitam" o cheiro da urina. Existe também produtos para repelir os animais de determinado local, espirra-se o produto de odor desagradável aos animais e eles não urinam mais lá, em sofás, mesa e etc. Bom, isso é o que as embalagens prometem, a eficácia não é garantida.
Uma importante medida é a castração do macho ainda jovem, tem veterinários que já castram com 4 meses, o que evita o comportamento territorialista deles. Se o seu cão veio de um canil ou pet shop, geralmente são acostumados a fazer as necessidades em jornal. Utilize desse recurso junto com o atrativo de urina, pelo menos até eles criarem o costume de urinar em determinado local.
Quanto a gatos, geralmente é um processo bem mais simples, em geral, adoram a areia sanitária  e a utilizam sem que você precise ensinar arduamente. Se ele veio de pet shop, provavelmente já sabe utilizar a areia, que absorve muito bem o odor, facilitando muito sua vida na hora da higienização do ambiente. Se você tem vários gatos, tenha vários potes com areia também, e colete os dejetos sempre que os veja por lá. Gatos são extremamente higiênicos e odeiam a areia suja, então podem vir a utilizar outros locais para suas necessidades por esse motivo. Machos também tendem a ser territorialistas, competem inclusive com os gatos da vizinhança, por pedaços da rua e tudo, mesmo que seu bichano nunca tenha saído de casa. Eu digo que eles  são animais de uma inteligência divertida e pretenciosa! Mas voltando ao assunto, seu gato pode ser o dono de quantas ruas quiser, mas se for castrado jovem, evita que ele urine para dizer o quão dono é. E a castração tem uma série de outras vantagens que fica pra um próximo post.
Filhotes costumam ter também uma certa incontinência urinária, ou seja, urinam por qualquer motivo sem querer, as vezes por medo, mas geralmente ocorre quando ficam felizes ao ver os donos ou pessoas que eles gostam. Não os puna por isso, é transitório.
Outro item importante em relação ao assunto e uma queixa muito comum é a coprofagia, ou seja, o hábito de comer as próprias fezes ou de outros animais. (éca) bem comum em filhotes, ocorre bastante quando o cão é muito punido por defecar em determinado local, então ele pensa "vou me livrar disso rapidinho antes que eu leve uma bronca!" e também quando ele vê o dono recolhendo as fezes, ele pensa que está ajudando recolhendo também! As vezes o faz para chamar atenção, então quando você der aquele flagrante, ignore e sempre, sempre recolha as fezes longe de seu cão. Na minoria dos casos, pode ser deficiência nutricional causada por verminose ou uma ração de baixa  absorção de nutrientes, nesses casos consulte um médico veterinário para saber se está tudo ok com a saúde de seu cão. Para casos extremos, existe uma pasta que deve ser dada por via oral ao animal, que vai tornar o gosto de suas fezes desagradável. Mas esse é sempre o  último recurso.


Bom, pessoal, por hoje fico por aqui, todas as dúvidas são respondidas nos comentários ou pelo meu e-mail, raquel.catena@gmail.com!

Abraços a todos os fãs de animais, ajude a divulgar o blog que tem apenas 3 dias de vida, indique aos seus amigos que adoram bichinhos! Muita saúde aos bichinhos...e aos donos também!

4 comentários:

  1. Então... minha gata, fêmea castrada, tem o péssimo hábito de urinar na minha cama e as vezes no sofá... já tentei de tudo! Tudo MEEEEEEESMOOOOO... sprays, punição, caixa de areia em vários lugares diferentes (sempre mais de uma, pois aki em casa tem a gata da minha mãe tb...), marcas diferentes de areia, e até jornal. Ela sempre teve esse costume, desde de qdo eu morei sozinha, então acredito q não seja por competição territorial com a gata da minha mãe... O mau hábito já era dela antes. Agora ela deu um tempo pro sofá da minha mãe (graças a Deus por isso), mas minha cama continua sendo alvo constante e qdo eu saio de casa tenho de deixar o colchão erguido. Tudo o que me recomendaram eu já tentei, nada deu certo! Vc teria alguma sugestão? Desde já agradeço!
    Bjinho!

    ResponderExcluir
  2. É, consertar esse hábito de gatos urinarem ou defecarem em lugar errado é beem mais dificil...ela provavelmente não entendeu que é na areia que deve fazer xixi, ou entendeu, mas simplesmente não quer. já tentou colocar ela na caixinha, pegar a pata dela, cavar um buraquinho e tal? eu ja tentei e com os meus nao funcionaram infelizmente. Tb tenho esse problema em casa, é mau comportamento e não tenho nenhuma dica milagrosa. Esses sprays repelentes eu nao boto muita fé mesmo não. Tem que ser na base da adaptação, em casa fechamos as portas dos quartos "alvo" quando saímos. você tem jardim ou vasos? Alguns dos meus gatos só urinam nesses lugares. Não que seja ótimo, mas melhor que na cama né?
    Boa sorte, espero que volte sempre ao blog e que eu possa te ajudar na proxima =/
    beijinhos ^^

    ResponderExcluir
  3. Huaheuahauehauehauehaue
    Adorei as fotos!!!

    ResponderExcluir
  4. ah, a marce elogiou as fotinhas dos blogs, ae fui dar uma olhada e notei que só esse tava sem foto! dei uma pesquisada e achei essas super a ver! hahahahah

    ResponderExcluir

Au Au! Miau Miau!