É chegado o momento tão esperado!
Os donos costumam ficar super desesperados e sem saber o que fazer, mas partos em geral costumam ser tranquilos e a mamãe cadela mesmo se for mamãe de primeira viagem, sabe o que fazer nesse momento tão delicado. (vale ressaltar que algumas fêmeas não tem o instinto materno, então por algum motivo não cuidam dos filhotes ou os comem, pode ser que eles tenham algum problema congênito ou não)
Sinais que ela está prestes a parir: Ocorre uma descarga vaginal 12 horas antes do parto. Ela começa a procurar um "ninho", e geralmente é um lugar onde ela se sente confortável, protegida, fresca e onde julga que ninguém fará mal aos seus filhotes. Isso pode ser escondido de você; ou seja, dentro de armários, embaixo da cama, etc. Procure ajudá-la a fazer o ninho, coloque panos limpos para que ela se sinta acomodada.
Primeira coisa: Mantenha a calma. Animais são bem sensíveis e notam alterações no comportamento humano, então seu desespero será percebido pela cadela.
Fique perto dela. Você antes de tudo precisa notar se ela está tendo dificuldades para expelir os filhotes e também para que ela se sinta amparada.
O parto de cadelas é bem mais tranquilo que um parto humano (pelo menos é o que elas demonstram) elas começam a ter contrações e pouco tempo depois o filhote é expelido.
A "coisa" que vai sair é semelhante a essa da foto. Não encontrei uma imagem melhor, mas dá pra ter uma idéia. O filhotinho vai estar dentro de uma bolsa, que pode se romper enquanto está saindo ou a mãe mesmo o rompe depois que o cãozinho nasceu. Não tracione com força o filhote, ou melhor ainda, deixe que ele saia sozinho. Ligado a ele, vem a placenta, que a cadela costuma comer. Isso é horrivelmente nojento, mas a placenta tem nutrientes que a cadela precisa repor durante o esforço do parto. Se forem muitos filhotes, recolha algumas placentas para que ela não coma todas e acabe vomitando. A reação esperada é que a mãe lamba o filhote a fim de que ele fique limpo, comece a se secar e a se preparar pra mamar, além de deixa-lo com seu cheiro para facilitar a identificação. Se a mãe não dá atenção ao filhote, por estar descansando ou tendo contrações para expelir outro filhote, resta que você pegue o cãozinho, com as duas mãos, coloque o dedão em seu peito e massageie. Também "sacuda" ele em movimentos pra cima e pra baixo, pode parecer estranho, mas é para que ele elimine possíveis líquidos nasais e comece a respirar. Coloque o animal perto da mama e tente estimulá-lo a mamar.Não se preocupe com o umbigo, as vezes sangra um pouco mas logo para, sem ser necessária uma sutura. Importantíssimo: Mantenha ele sempre perto da mãe e por cima de um pano. Filhotes perdem muito calor e morrem de hipotermia com muita facilidade.
Existem duas formas mais comuns de apresentação do filhote.
A apresentação pelas patinhas traseiras é a mais simples da cadela expelir, mas a apresentação frontal também não costuma ser tão complexa.
Quando se preocupar: Após o começo das contrações, pode levar até 4 horas para a saída do primeiro filhote. Se nenhum filhote nascer, fale com seu veterinário. Observe a cadela, se ela está tendo contrações improdutivas (sem saída do feto) ou não está tendo mais contrações e ainda tem filhotes.
O seu médico veterinário irá examinar a cadela e dizer se será necessária a realização de uma cesariana.
**Higiene, por favor. Mantenha o ambiente em que a cadela está o mais limpo possível, utilize panos limpos e lave bem as mãos antes de mexer nos filhotes.
Pós parto: Todos os cachorrinhos devem mamar o colostro, que vai dar a imunidade inicial até que ele produza seus próprios anticorpos. Ajude sua cadela nesse momento, alternando a mamada e se certificando de que todos conseguiram mamar, até que fiquem bem espertinhos e mamem sozinhos. Eles aprendem isso instintivamente.
Depois de 1 a 2 dias a secreção vaginal da cadela deve diminuir e clarear.
Os filhotes abrem os olhos entre 8 e 10 dias, começam a ouvir entre 3 a 17 dias.
Corte da cauda deve ocorrer nos primeiros dias de vida, no máximo com 5 dias.
Boa sorte a todos os donos-avós de seus cachorrinhos, que todos nasçam saudáveis e lindos!
Ajudinha de colega: Site do Cachorro
Eu tava bem pensando: "Caramba! Que nojento!", aí veio a frase " Isso é horrivelmente nojento, (...)" e comecei a rir! :)
ResponderExcluirBlargh...
Ah poxa, não é nojento, é o milagre da vida ;D
ResponderExcluirCara, nem vem!! A frase é sua!! Huehauheuaheuaha
ResponderExcluirHUAHUSHUHUS um milagre da vida nojento, né?
ResponderExcluirquando vejo uma cadela comendo a placenta, penso: "cruzes" mas elas não demonstram odiar. Minha cachorra faz uma cara pior quando come tomate ou pão...
Ehh!!
ResponderExcluirNão devem odiar, mesmo... Instinto... Mas pro humano que vê...
Elri de imaginar a cara dela comendo issos...
Poxa... ninguém diz quando os dentes dos filhotes nascem...
ResponderExcluir