quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Esquema de Vacinação de Cães e Gatos



Vacinar seu animalzinho é uma das etapas mais importantes da vida dele, e traz a proteção contra várias doenças que podem ser fatais. Mesmo que você o adote adulto, é importante fazer as doses iniciais e repetir anualmente.
Esquema para seu cão: A partir dos 45 dias de vida, se inicia a vacinação dele, com a vacina V10 ou V8 (a diferença entre elas é que a V10 protege contra 2 cepas a mais de leptospira - e atualmente é a mais popular do mercado)
A V10 protege contra as seguintes doenças: CINOMOSE, HEPATITE, ADENOVIRUS TIPO 2, PARAINFLUENZA, PARVOVIROSE, CORONAVIROSE E LEPTOSPIROSE.
Lembre-se de confirmar com o veterinário se a vacina é importada, são as de eficácia garantida. Custam um pouco mais caro, mas lembre-se sempre, o barato pode sair caro, muito caro...Eu indico as da marca Pfizer e Fort Dodge.
Então, a primeira dose é dada aos 45 dias de vida, a segunda dose é repetida após 21 dias, e a terceira, 21 dias depois da segunda. Alguns veterinários vacinam contra a raiva junto com a última V10, mas outros preferem esperar de 15 a 21 dias para aplicar  a VAR. Depois de completo esse esquema, o animal deve tomar a vacina anualmente, uma dose de V10 e uma anti-rábica.
Menos populares, mas que não deixam de ser importantes, são as vacinas contra giárdia e traqueobronquite infecciosa canina (tosse dos canis). A Giardia Vax pode ser aplicada junto com a segunda dose de V10, junto com a 3ª V10 se aplica a segunda dose da Giardia e a Bronchi, que se for da Fort Dodge é intranasal (como se fosse um "spray" dentro do nariz - e requer uma segunda dose, junto com a anti-rábica) a da Pfizer é injetável como as outras e é uma dose só. Eu prefiro a injetável, os cães em geral odeiam o líquido no nariz deles e ocorre muito disperdício.
Esquema para seu gato: entre 42 e 60 dias aplica-se a primeira dose da múltipla*, repetindo-a 3 semanas depois. Em torno dos 4 meses, aplicar a Anti-Rábica.
*Múltiplas:
- Tríplice: previne a Panleucopenia felina, a Rinotraqueíte e a Calicivirose.
- Quádrupla: protege, além das doenças citadas acima, contra a Clamidiose.
- Quíntupla: Adiciona, além das já destacadas doenças, a proteção contra a Leucemia Felina. Essa vacina deve ser feita em mais uma dose, em média 3 semanas após a 2ª dose.

Detalhes importantes: As doenças dos cães, como a parvovirose, podem ser transmitidas mesmo se seu cão não sair de casa. A gente pode levar os vírus em nossos sapatos. Cerca de 50% dos animais que adquirem essa doença não sobrevivem. Causa muito vômito e diarréia sanguinolenta intensa, a cinomose também é uma doença muito, mas muito grave, com pequena taxa de sobrevivência, e como atinge o sistema nervoso, pode deixar o animal com sequelas pelo resto de sua vida, "tiques" em geral. E são doenças com alta incidência (pelo menos na região onde vivo), por isso a vacinação é importantíssima.
Os animais podem passear 10 dias após a 3ª dose da V10, e tomar banho no pet shop.
Os gatos  pegam as doenças tendo contato direto com outro gato, portanto, procure manter seus gatos em contato apenas com gatos já vacinados, as doenças virais dos gatos geralmente são fatais, como a panleucopenia e a leucemia.

**Esses esquemas podem ser feitos de forma diferente, de acordo com o critério da região e do médico veterinário. Consultei outras fontes que seguiam o mesmo padrão que uso.

Um Beijão a todos os "gateiros" e "cachorreiros", não deixem de acompanhar o blog.


Fontes complementares: Estilo RS e Animalis Pet Shop

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Au Au! Miau Miau!