sábado, 15 de janeiro de 2011

Cio e Cópula - Cadelas

O cio, também chamado de estro, e não tem absolutamente nada a ver com o ciclo menstrual das humanas e macacas. Várias mamíferas seguem o ciclo estral, inclusive as cadelas e gatas, apesar de ser diferente entre elas.
As cadelas começam a ciclar aproximadamente com 8 meses a 1 ano, e apresentam o cio 2 vezes ao ano, de 6 em 6 meses mais ou menos. Você nota que sua cadela está no cio pois ela apresenta um inchaço na vulva e de repente seu portão está lotado de machos afoitos, e muitas cadelas se comportam de forma diferente também. Algumas ficam mais agressivas (principalmente com outras fêmeas, disputando os machos) algumas ficam mais "saidinhas" e outras mais tristinhas. Além do sangramento, claro. Como já disse, é diferente da menstruação, então aquele sangue que sai não é de origem uterina, ele ocorre por causa do inchaço excessivo da vagina e da vulva, incha tanto que o sangue extravasa dos vasos sanguíneos, causando o sangramento. E não, elas não sentem cólicas nem TPM! hahaha (sorte delas)
O período do estro mesmo, que é quando a cadela está pronta pra cruzar e gerar filhotes, é quando esse sangramento cessa, em torno de uns 2 dias depois do sangramento acabar. Os dias de sangramento varia de cio pra cio, de cadela pra cadela, mas dá pra estimar uma média de 11 a 15 dias após o início do sangramento.  Outra forma de perceber que a cadela está pronta pra cruzar é quando ela começa a aceitar o macho. Há um exame específico para a detecção do estro, chamado citologia vaginal, que indicará com certeza o dia correto. Peça ao seu veterinário que o realize ou faça um encaminhamento a um laboratório clínico.
O indicado para cruzar seu cão é que o macho não seja parente da fêmea (o risco de doenças genéticas serem passadas para os filhotes aumenta) e um ponto bem importante, a fêmea deve ficar na casa do macho, pois lá, como não é o território dela, ela não se sentirá dominante, sendo assim, mais fácil de aceitar o macho.
O número de vezes que o casal deve copular é muito relativo, tem animais que cruzam apenas uma vez e tem uma ninhada enorme, outros cruzam várias e tem uma ninhada pequena. Isso é devido a taxa de fertilidade do macho e do número de óvulos que a fêmea liberou. A fertilidade dos cães pode diminuir com a obesidade, tanto machos quanto fêmeas, portanto procure manter seu animal "em forma". Lembrando que a taxa de fertilidade dos cães e outros animais é muito maior que a dos humanos.
Ok, sua cadelinha cruzou, agora resta esperar. A gestação dura de 58 a 62 dias aproximadamente, e a ultrassonografia é o melhor método de diagnóstico da prenhez e é segura, ao contrário da radiografia. Com 1 mês de gestação já é possível saber o número de filhotes (a não ser que estejam sobrepostos) e ver se está tudo bem com os filhotinhos.
A ração deve ser especial para a mamãe cadela, dê novamente a ração de filhote e alguns probióticos que vão auxilia-la na lactação, para que ela não perca muito peso durante a gestação/lactação.
Mantenha sua cadela prenha em repouso, elas se cansam com facilidade e por causa do peso excessivo, tem dificuldades para subir na cama, sofá, etc. As vezes ficam com incontinência urinária e até fecal, mas é por causa da pressão excercida pelos filhotes, é transitório. É comum que fiquem ofegantes também.
Ia escrever no mesmo post como proceder na hora do parto, mas esse assunto requer um carinho especial, então terá um post especial.


Os beijos hoje são especiais para as cadelas mamãezinhas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Au Au! Miau Miau!