quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Otite - Cuidados com os Ouvidos

Otites são muito comuns em cães e acometem principalmente os "orelhudos", com as orelhas para baixo, como cockers, labradores, shih tzu, lhasa apso, basset hound, entre outros. Não que cães de orelha em pé não tenham, mas ocorre com menos frequência.
As otites podem ser causadas por vários agentes; sarnas, bactérias, fungos (e leveduras,que são semelhantes aos fungos) ou até mesmo a associação dessas coisinhas horrendas. Os gatos também são acometidos, principalmente pela sarna otodécica, que é altamente contagiosa entre os felinos.
Sinais de que seu animal está com otite: Coceira intensa, ganidos enquanto coça, vermelhidão, inchaço, mal cheiro, secreção (o aspecto varia dependendo do agente causador), cabeça pendendo para o lado, orelhas abaixadas (se for animal de orelha em pé), prostração, até inapetência em alguns casos.
Se o seu animal estiver com esses sinais, leve ele ao médico veterinário de sua confiança.
Os produtos geralmente são de uso tópico (otológico) e contém agentes que tiram a infecção, a inflamação e a dor.
É fundamental também, associado com esses medicamentos citados acima, um produto para limpeza; retirada do excesso de secreção e ceruminolítico. Deve ser sempre usado antes do medicamento citado acima.
Importante: Não compre remédios por conta própria, é necessário um exame otológico completo para que se saiba ao certo o agente infeccioso e muitas vezes, é indicado um exame onde é feita a observação microscópica da secreção do ouvido.
Uma complicação da otite: O animal pode coçar tanto que rompe vasos sanguíneos da orelha, formando o que chamamos de otohematoma, que é um acúmulo de sangue entre a pele e a cartilagem do animal, formando um "pastelzinho" de sangue.
 Quando isso ocorre, requer drenagem desse sangue e uma pequena cirurgia para que não volte a acumular conteúdo. E o tratamento imediato da otite.


Limpeza dos Ouvidos: Bom, independente de estar com otite ou não, é necessário que seja feita a limpeza dos ouvidos regularmente, em especial nas raças de orelha caída. Como o ouvido fica abafado, é uma maravilha para a multiplicação de microorganismos, praticamente um paraíso para fungos e bactérias.
O acúmulo excessivo de cera também serve de alimento pra alguns seres, por isso a limpeza é muito importante. Existem vários produtos no mercado para essa finalidade, e seu uso deve ser constante; semanal ou quinzenal, dependendo da quantidade de secreção que o ouvido do seu cão acumula.
A limpeza pode ser realizada tranquilamente pelo proprietário, sem riscos de perfurar o tímpano, pois o canal auditivo do cão não é reto como o nosso, faz um formato de L:
E deve ser realizada da seguinte forma: pegue um algodão, molhe-o bem com o produto de limpeza otológica (ou jogue diretamente dentro do ouvido) e passe o algodão com o dedo por todas as bordinhas e o mais profundo que conseguir. se tiver uma pinça longa, enrole o algodão na mesma, como são mais finas que o dedo, conseguem limpar melhor as "frestinhas" e mais profundamente. Em geral, os cães costumam apreciar a limpeza, principalmente se estiver coçando. Observe sempre se há sinal de dor, vermelhidão ou secreção excessiva.
Outro cuidado fundamental é no banho, onde deve ser colocado chumaços de algodão nos ouvidos para evitar a entrada de água. Cuidado também quando seu cão molhar as orelhas bebendo água (cockers), procure secar, pois a umidade e o calor são os grandes inimigos dos ouvidos dos cães!

Boa sorte a todos os amiguinhos orelhudos, que todas as orelhas estejam limpas e perfumadas!
Beijinhos aos leitores!

14 comentários:

  1. Gente! Sou APAIXONADA por animais! Já amei o blog! To seguindo! hehehehe... Faço limpeza quinzenal no ouvido da minha gata com um produto próprio. Ele vem com aplicador, mas ela não curte muito não... hehehehehe...
    Bjos! Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou e está seguindo, fico muito feliz! É, os gatos não gostam não, os meus detestam!
    Quando me veem com o produto na mão, já fogem! hahahaha
    Beijãoo e obrigada ^^

    ResponderExcluir
  3. Cara... Adoro esse cachorrinho com fones!! E ainda de olhos fechados, "viajandão" na música!!

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro essa imagem também...quando achei ela no google fiquei toda boba, pq eu tenho uma camiseta com a mesma estampa, mas o cachorro é preto e branco e o fone dele é verde. Quando tava passeando e vi a blusa na vitrine, quase tive um treco, aquela coisa de "essa blusa TEM que ser minha!"
    sorte que tava em promoção e o Du me deu...tenho até dó de usar ashuasasjishuas
    =DDD

    ResponderExcluir
  5. Usa até ficar velhinha, aí, guarda por carinho... :)

    ResponderExcluir
  6. quando eu for tirar uma foto bem legal minha pra aparecer no perfil ali, vou tirar com ela \o/

    ResponderExcluir
  7. E como limpar a orelha dos gatinhos? Posso passar o cotonete?

    ResponderExcluir
  8. pode sim, pode enfiar sem dó (ui) que não rompe o timpano! =)

    ResponderExcluir
  9. éééé...eles tem o canal auditivo em forma de L igual o dos cachorros, e não de I igual o nosso!

    ResponderExcluir
  10. Que legal!! Dá pra lutar sem culpa!! Huehauheuaheuhauehua

    ResponderExcluir
  11. Adorei o blog tbm!!!!
    Tenho um Bsset hound que é uma figura, quanto a limpeza da orelha é um trabalho complicado pq ele não para quieto 1 min... mandamos para pet sempre para fazerem a melhor limpeza e nós mantemos em casa... o que aconteceu foi que nos mudamos esta semana e mudamos de pet...a moça da pet disse que ele está com otite, mas não tem nenhum sintoma, não tem cheiro mais forte do que já tem ao natural ...ficamos preocupados e não sabemos bem o que fazer até pq veterinário aqui é complicado ... escutamos cada história ....

    ResponderExcluir

Au Au! Miau Miau!