domingo, 16 de janeiro de 2011

Parto de Cadelas

É chegado o momento tão esperado!
Os donos costumam ficar super desesperados e sem saber o que fazer, mas partos em geral costumam ser tranquilos e a mamãe cadela mesmo se for mamãe de primeira viagem, sabe o que fazer nesse momento tão delicado. (vale ressaltar que algumas fêmeas não tem o instinto materno, então por algum motivo não cuidam dos filhotes ou os comem, pode ser que eles tenham algum problema congênito ou não)
Sinais que ela está prestes a parir: Ocorre uma descarga vaginal 12 horas antes do parto. Ela começa a procurar um "ninho", e geralmente é um lugar onde ela se sente confortável, protegida, fresca e onde julga que ninguém fará mal aos seus filhotes. Isso pode ser escondido de você; ou seja, dentro de armários, embaixo da cama, etc. Procure ajudá-la a fazer o ninho, coloque panos limpos para que ela se sinta acomodada.
Primeira coisa: Mantenha a calma. Animais são bem sensíveis e notam alterações no comportamento humano, então seu desespero será percebido pela cadela.
Fique perto dela. Você antes de tudo precisa notar se ela está tendo dificuldades para expelir os filhotes e também para que ela se sinta amparada.
O parto de cadelas é bem mais tranquilo que um parto humano (pelo menos é o que elas demonstram) elas começam a ter contrações e pouco tempo depois o filhote é expelido.
A "coisa" que vai sair é semelhante a essa da foto. Não encontrei uma imagem melhor, mas dá pra ter uma idéia. O filhotinho vai estar dentro de uma bolsa, que pode se romper enquanto está saindo ou a mãe mesmo o rompe depois que o cãozinho nasceu. Não tracione com força o filhote, ou melhor ainda, deixe que ele saia sozinho. Ligado a ele, vem a placenta, que a cadela costuma comer. Isso é horrivelmente nojento, mas a placenta tem nutrientes que a cadela precisa repor durante o esforço do parto. Se forem muitos filhotes, recolha algumas placentas para que ela não coma todas e acabe vomitando. A reação esperada é que a mãe lamba o filhote a fim de que ele fique limpo, comece a se secar e a se preparar pra mamar, além de deixa-lo com seu cheiro para facilitar a identificação. Se a mãe não dá atenção ao filhote, por estar descansando ou tendo contrações para expelir outro filhote, resta que você pegue o cãozinho, com as duas mãos, coloque o dedão em seu peito e massageie. Também "sacuda" ele em movimentos pra cima e pra baixo, pode parecer estranho, mas é para que ele elimine possíveis líquidos nasais e comece a respirar. Coloque o animal perto da mama e tente estimulá-lo a mamar.Não se preocupe com o umbigo, as vezes sangra um pouco mas logo para, sem ser necessária uma sutura. Importantíssimo: Mantenha ele sempre perto da mãe e por cima de um pano. Filhotes perdem muito calor e morrem de hipotermia com muita facilidade.
Existem duas formas mais comuns de apresentação do filhote.
A apresentação pelas patinhas traseiras é a mais simples da cadela expelir, mas a apresentação frontal também não costuma ser tão complexa.
Quando se preocupar: Após o começo das contrações, pode levar até 4 horas para a saída do primeiro filhote. Se nenhum filhote nascer, fale com seu veterinário. Observe a cadela, se ela está tendo contrações improdutivas (sem saída do feto) ou não está tendo mais contrações e ainda tem filhotes.
O seu médico veterinário irá examinar a cadela e dizer se será necessária a realização de uma cesariana. 
**Higiene, por favor. Mantenha o ambiente em que a cadela está o mais limpo possível, utilize panos limpos e lave  bem as mãos antes de mexer nos filhotes. 

Pós parto: Todos os cachorrinhos devem mamar o colostro, que vai dar a imunidade inicial até que ele produza seus próprios anticorpos. Ajude sua cadela nesse momento, alternando a mamada e se certificando de que todos conseguiram mamar, até que fiquem bem espertinhos e mamem sozinhos. Eles aprendem isso instintivamente.
Depois de 1 a 2 dias a secreção vaginal da cadela deve diminuir e clarear.
Os filhotes abrem os olhos entre 8 e 10 dias, começam a ouvir entre 3 a 17 dias.
Corte da cauda deve ocorrer nos primeiros dias de vida, no máximo com 5 dias. 

Boa sorte a todos os donos-avós de seus cachorrinhos, que todos nasçam saudáveis e lindos!


Ajudinha de colega: Site do Cachorro

6 comentários:

  1. Eu tava bem pensando: "Caramba! Que nojento!", aí veio a frase " Isso é horrivelmente nojento, (...)" e comecei a rir! :)

    Blargh...

    ResponderExcluir
  2. Ah poxa, não é nojento, é o milagre da vida ;D

    ResponderExcluir
  3. Cara, nem vem!! A frase é sua!! Huehauheuaheuaha

    ResponderExcluir
  4. HUAHUSHUHUS um milagre da vida nojento, né?
    quando vejo uma cadela comendo a placenta, penso: "cruzes" mas elas não demonstram odiar. Minha cachorra faz uma cara pior quando come tomate ou pão...

    ResponderExcluir
  5. Ehh!!
    Não devem odiar, mesmo... Instinto... Mas pro humano que vê...

    Elri de imaginar a cara dela comendo issos...

    ResponderExcluir
  6. Poxa... ninguém diz quando os dentes dos filhotes nascem...

    ResponderExcluir

Au Au! Miau Miau!