domingo, 23 de janeiro de 2011

Obesidade Canina e Felina


É, provavelmente esse é o gato mais gordo do mundo.
Mas, para evitar que seu gato ou seu cão chegue a esse ponto, temos cuidados a tomar. Não devemos transferir aos animais a estética e obrigatoriedade de ser magro que os humanos tem, até porque um cão não fica encarando o outro e pensando "nossa, que gordo ele está!"  ou mesmo o próprio animal não fica em frente ao espelho se achando gordo. Com isso, concluímos que nossos animais não estão nem aí se estão gordos e a sociedade animal não os pressiona em nada para que sejam magros.
Mas, não é questão de vaidade, e sim de saúde.
Existem raças caninas predispostas a serem obesas, então proprietários dessas raças fiquem atentos.  São eles labradores, beagles, bassets hounds e cocker spaniel, entre outros.
Para vocês terem a exata noção do que é a forma física ideal, achei uma tabelinha de referencial. Com base nos dados dela, podemos transferir para os gatos.
Bom, você viu a tabela e acabou de confirmar que seu animal está acima do peso.

O que fazer:
A culpa é sua. Não faça essa cara de espanto, não!
Exceto alguns gatos astutos demais, que caçam, nenhum animal come exatamente quando quer, e sim quando você dá alimento, não é?
Então, as providências a serem tomadas:
- Sem petiscos o tempo todo. Biscoitinhos, ossinhos e etc. Para seu animal não sofrer, diminua a quantidade aos poucos, até ficar um petisco por dia, no máximo.
- NÃO DÊ SOBRAS DE COMIDA CASEIRA! Nunca, em hipótese alguma! Já foi dito aqui que nossa comida muitas vezes pode fazer o animal parar de comer ração, além de poder fazer mal e causar uma bela gastrite/gastroenterite.
-Dê ração nas horas corretas e conforme indicado na embalagem da ração (vide post Comida, água e cantinho)
- Se o seu animal está realmente beem gordinho, é indicado que entre com uma ração light ou mesmo obesity, isso seu veterinário pode te orientar melhor. Mas não  adianta mudar a ração se não seguir as regras acima.
- Procure caminhar com seu cão. Se você não tem tempo, jogue bolinha com ele, deixe-o livre pra correr e brincar com algo que ele goste.
*Gatos gostam muito de caçar e brincar com bolinhas de papel ou qualquer coisa que ele ache interessante, estimule essas brincadeiras, assim, você está exercitando-o.

Complicações da obesidade:
São várias, principalmente para o sistema locomotor e cardiovascular.
O sobrepeso força as articulações, prejudica demais a coluna, principalmente nos cães teckel, os "salsichas" que tem uma vértebra a mais e as patinhas curtas. Se o cão for de raça grande e for obeso quando filhote/jovem, aumenta a chance de que ele tenha displasia coxofemural ou agravamento da mesma.
O coração fica sobrecarregado, afinal ele tem que trabalhar mais para mandar sangue pra todo o corpo do animal, ficando com a musculatura cada vez mais espessa e menos funcional. Isso tudo causa uma série de complicações cardiovasculares.

*As pessoas com frequência associam a castração à obesidade. Isso não é uma regra. Tem vários animais castrados que são magros, e não castrados que são obesos. Isso vai da atividade que o animal pratica; os castrados tendem a ser menos ativos. A alteração hormonal pode aumentar o apetite do animal castrado, mas nada que as providências a serem tomadas citadas acima não resolva.

-> Controlar a obesidade em gatos geralmente é uma missão mais difícil, pois geralmente as pessoas tem mais de um gato e a ração fica a vontade. O jeito é fazer um esforço e dar ração light a todos, ou tentar separar as rações (o que é realmente difícil)
-> Para pessoas com vários cães, deve-se separar as rações, cada um come a sua, alimentando-os no mesmo horário e não deixando a ração a vontade. -> Existem também produtos da marca Organnact que são auxiliares na "dieta" do seu animal, são bisnagas com pastinhas prebióticas/probióticas que auxiliam no emagrecimento. Existem também palitos sem calorias, assim seu cão continua ganhando petisco sem sofrer tanto.

E lembre-se: Quanto melhor a forma de seu animal, mais tempo ele viverá ao seu lado. Enchê-lo de comida não vai fazer ele mais feliz, e sim viver menos.

6 comentários:

  1. Uma coisa que me ajudou muito mas não é tao acessível assim é que eu comprei um wiifit, e tem os perfis e no próprio jogo voce pode fazer um perfil pro seu animal, pra ir acompanhando a alteração de peso dele. Achei super bacana até por que minha ultima cadelinha morreu de problema renal e so reparamos quando a gente notou que ela estava muito magra... mais foi tarde demais, acho que a gente poderia ter visto antes então pra quem ja é meio nerd, esta acima do peso e não pode levar o pet o tempo todo no vet é uma boa dica :D

    ResponderExcluir
  2. interessante, nunca ouvi falar, vou dar uma xeretada sobre isso ^^
    valeu a dica =D

    ResponderExcluir
  3. ai eu gosto de gatos gordos UAEHEAUAHEUAEHAEU

    ResponderExcluir
  4. ashuahusuhashusa sao fofos, mas nao precisa ser igual ao da primeira foto né? =D

    ResponderExcluir
  5. Dr.
    Tenho uma beagle, infelizmente comprei filhote, e logo novinha ela manifestou uma crise de sarna demodécica. Tendo em vista que minha beagle não poderá ter filhotes, para não transmitir a doença, fizemos a castração.
    Antes do procedimento ela pesava 9 quilos, estava linda e esbelta.
    Logo após a castração ela ficou COMPLETAMENTE COMPULSIVA POR COMIDA. Ela passa o dia inteiro procurando por comida, e como não encontra, começou a comer plástico, pedaços de brinquedos, madeira da casinha, papel higiêncio, e até pedra (parece um absurdo, mas é o que está acontecendo).
    Estou sofrendo muito vendo o desespero dela por comida. Minha família às vezes cede, e morrendo de pena, acabam dando petiscos, mesmo com meus pedidos para não fazerem mais isso até que minha cachorrinha volte ao seu peso ideal.
    Mas o que me desespera é a compulsão mesmo. O que fazer com isso??? Existe algum remédio? Sinto falta da cachorrinha amável e companheira que ela era. Hoje ela passa 24 horas atrás de comida, e nem atende mais aos meus chamados. Estou triste.

    ResponderExcluir
  6. Isso é muito ruim mesmo, mas eu nao associo ao fato dela ter sido castrada, os beagles sao cães extremamente gulosos e com tendencia a obesidade, roubam comida, enfim, são compulsivos na maioria dos casos...mas acho que a sua cadelinha está com esse temperamento exagerado, sugiro que vc procure algum veterinario de confiança e faça algum exame para verificar se há algo errado com ela.
    que sua menina volte a ser como era.
    beijos

    ResponderExcluir

Au Au! Miau Miau!