sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Gatos - Derrubando Preconceitos! Conheça Melhor os Gatos Antes de Falar Mal!

Se tem uma coisa que me deixa louca da vida é uma pessoa me dizer que odeia gatos, sendo que 99,9% não tem nenhum argumento sensato pra dizer isso, e sequer conviveu com algum gato.
Eu tenho vários gatos e já tive outros, claro que nem todos são super legais, depende da afinidade entre o animal e a pessoa. Mas todo mundo conhece um cachorro chato, não é? E nem por isso odeia cachorro.

Dizer que são traiçoeiros: Não sei de onde surgiu esse mito. É totalmente absurdo. Basta conhecer um pouco de comportamento felino para saber quando eles não estão nada felizes e podem vir a arranhar ou morder. Eles, ao contrário dos cães, demonstram isso abanando o rabo, colocando as orelhas pra trás e miando ou rosnando. Quando o gato age assim, provavelmente está odiando o que você está fazendo, e te avisando isso. Caso ele te arranhe, a culpa foi sua de não ter entendido, e não que o gato foi traiçoeiro. Um gato nunca te ataca sem nenhum motivo, as vezes pode pular nas suas pernas ou pegar seu braço, mas porque eles adoram caçar e brincar com coisas que se mexem, como folhas, bolinhas...inclusive você.

Dizer que o gato só gosta da casa e não dos donos: Outro grande absurdo. Já me mudei 4 vezes com meu gato mais velho, e com os demais, 3 vezes. Eles sempre se adaptaram super rápido a casa nova, nunca tentaram fugir. Vi inclusive um documentário (que chorei muito, por sinal) no qual a dona do gato se muda para outro estado (nos Estados Unidos) para fazer faculdade. O gato sentiu tanto a sua falta que viajou muito, e chegou na cidade nova em que a moça estava morando, quase morto de cansaço, mas chegou. Sozinho, não se sabe como. 
O gato tem uma maneira diferente de enxergar as pessoas, eles não se acham inferiores e submissos aos humanos como os cães, eles se acham iguais a gente. Algo tipo, emprestam o território deles para que a gente more. Eles não se sentem na obrigação de fazer o que queremos na hora que queremos, isso se chama ter personalidade. Os grandes fãs de gatos, os chamados gateiros, admiram demais isso. Eu acho bem interessante a cara deles de "eu vou se quiser". Mas isso não significa que eles não gostem das pessoas. Um gato sempre escolhe seu humano favorito na família, adora ficar perto da pessoa escolhida, inclusive sente quando o dono está doente ou triste, ficando ao seu lado e as vezes vocalizando "palavras de conforto".
Tem gente que acha estranho quando um gato fica se esfregando entre suas pernas, mas isso é um sinal de amizade e que o gato te incluiu na sociedade dele, ou como eu brinco aqui em casa, quer dizer "que você é da turma dele".
O ronronar de gatos não significa pneumonia, muito menos que ele vai passar alguma doença respiratória para você. Pra quem conhece um pouquinho de gatos vai perceber que eles ronronam de satisfação, em geral quando estão felizes e relaxados.
Eles também não são um poço de zoonoses, gatos de casa inclusive são mais limpos do que os cães, porque eles mesmos se limpam e são super cheirosos (eu pelo menos amo cheiro de gato! - bem melhor do que o de cachorro!)

Dizer que são interesseiros: Se os gatos são interesseiros, os cachorros também são, então. Ficam nos rodeando quando estamos comendo, quando querem ganhar petiscos, coisas assim. Foi por interesse de ambas as partes (dos humanos, por proteção, e dos cães selvagens, por comida) que aconteceu a domesticação do cão. O gato foi domesticado pela admiração que os egípcios tinham pela beleza e elegância do animal, e eles nunca exigiram nada em troca, até porque um gato que tem livre acesso a rua pode muito bem caçar e não depender dos humanos para se alimentar. Aliás, eles adoram mostrar aos donos que são bons caçadores, mostrando sua caça ao dono (o que nem sempre agrada, já que a caça pode ser lagartixas, baratas ou coisa pior).
Agora me digam, os gatos são interesseiros por que? Só porque eles não acordam do soninho de beleza deles para atender nosso chamado? Tem gatos que fazem isso sim, que recepcionam os donos quando chegam.

Além de tudo, os gatos em geral são silenciosos, se castrados dificilmente tentam fugir e a grande maioria convive muito bem em ambientes pequenos, são mais independentes e não precisam ter companhia o tempo inteiro, aprendem a fazer as necessidades no local correto com mais facilidade que os cães...
Enfim, é muito bom ter gatos, e quem não tem e não conhece, não seja preconceituoso de dizer coisas que não sabe.
Antes de afirmar, procure pesquisar, sempre!


Beijos,

Raquel.

30 comentários:

  1. Adorei! =3
    Concordo com tudo o que você disse, seus argumentos são os melhores!
    Isso de eles morderem / arranharem e darem sinais é a pura verdade. A Christie tem muito disso, o Eros apelidou de "modo ataque", ela fica toda nervosa. É de repente, num meio de um carinho e ela põe as orelhas pra trás, balança o rabo e nhac! e não para mais. Começamos a perceber que ela geralmente morde quando damos carinho na barriga, ela não gosta, pelo jeito. E ela morde forte, a maldita, muito forte. Mesmo que brincando.
    Já a Minerva é um doce, nunca mordeu/arranhou a gente. Ela chega a dar mordiscadinhas de afeto no dedo, mas ela morde tão devagarinho, nem se sente... isso porque ela tem uns caninos de dar medo, ficam até pra fora da boca. Nas lutas com a Christie, já, ela vence (engraçado que com estranhos é o contrário, Christie é uma boiolinha no veterinário, duas injeções e ela não saiu do lugar - nem precisou segurar no lombinho, a Minerva já é a serial killer de pet shop)
    E isso de vocalizar e ficar perto quando estamos mal é real, a Minerva nunca me dá bola, mas miou aqui, fui ver até se era a ração que tinha acabado, não, ela queria colo, provavelmente viu que eu to gripadona espirrando, queria me abraçar e dizer: "ta tudo bem, mamãe"

    ResponderExcluir
  2. Meus gatos tb não gostam de carinho na barriga...a Biba avisa que não tá gostando gritando igual a uma louca, mas nunca morde...o Lupy dá uma mordidela bem leve, dizendo "se vc continuar com essa merda, vou morder pra valer, ok? ¬¬" os demais colocam a orelha pra trás e pé na tábua!
    Ai, as maravilhas de tirar os comentários anônimos! Só pessoas que concordam com o que eu disse e dizendo que meus argumentos são convincentes *heaven...I'm in heaven ♫*

    ResponderExcluir
  3. Amo gatos!Esse ano vou casar,mas meu noivo não quer gatos.Não sei como vou viver sem eles.Adoro esses bichanos e fico doente só de pensar que não vou ter nenhum se enroscando nas minhas pernas.Os gatos são companheiros demais.

    ResponderExcluir
  4. Ai, Raquel.
    Primeira vez que entro no teu blog e de cara uma materia falando de gatos!! queria poder imprimir isso pra toda vez que me falarem mal de um eu esfregar na cara o quanto estao errados.
    Eu sempre tive gatos. Estou com a Lila ha pelo menos 10 anos!!! ela é linda, carinhosa, e é impressionante como sabe quando eu to triste. Ela vem e fca me lambendo. Acho lindo isso!!!!
    tenho um cachorro tbm mas na é que nem a Lila.

    enfim, amei o que tu disse.

    ResponderExcluir
  5. Tane, ainda bem que meu namorado gosta de gatos...nao me imagino vivendo sem pelo menos um!

    ResponderExcluir
  6. Sarah, que bom que vc entrou aqui...saudades de vc, espero que esteja bem!
    Sei que vc gosta de gatos, eles são uma grande companhia!
    Beijão, querida!

    ResponderExcluir
  7. Só discordo de uma coisa. (tirar a Rakk do "Heaven"... hauehauehaueha)

    Os gatos não sentem só quando os donos tão tristes, não! Os amigos dos donos, também!!

    "Senta que lá vem história"...

    Há muitos anos, minha cunhada, irmã do meu marido, tinha um "siamelata" atacadão.
    Na primeira viagem que meu marido fez a trabalho aos EUA, ainda morávamos todos perto.
    Até hoje, quando não vou com ele, me refugio na casa de alguém.
    Naquela ocasião, a primeira, fiquei na casa dos meus Pais e um pouco na dos pais dele.
    Tinha um negócio dum cartão que a empresa tinha dado pra ligar daqui pra lá. Como não funcionou, fiquei triste.
    E não foi que o danado do gato sentiu que EU tava triste?!
    Só eu ainda tava acordada. Na saída de banheiro, ele ficou me olhando, me olhando... Quando agachei, veio pra mim, se esfregou na minha mão e, quando fui fazer carinho, se virou todo pra expor a barriga!!
    Quando fui dormir, ele se enfiou embaixo da cama! Chamei e ficou nos meus pés!! Brinquei um pouco com ele e deitei. Ele também. Curiosa, levantei a cabeça pra olhar e ele, também. Cada vez que eu levantava a cabeça, ele levantava a dele e me olhava como quem perguntasse: "Que foi? Tudo bem?"...
    De manha, quando minha cunhada acordou e ele foi lá, só a ouvi chamando o cara de vigarista, porque ele não tinha dormido com ela, como de costume. Depois ela soube o motivo e xingou mais, as gargalhadas!!

    Sempre conto isso quando algum bobalhão que não gosta de gatos só por não gostar fala alguma das besteiras descritas no texto.

    (foi só pra assustar, Rakk... :P)

    ResponderExcluir
  8. ahhh, não me tira do meu momento heaven!
    mas sim, gatos se preocupam com pessoas que estão na casa,não só s que moram lá. viu que quando ele se esfregou em vc, já te achou da turma dele?
    gatos são muito interessantes!
    o Lupy adora novidade, quando minha sogra veio pra minha casa, ele dormiu com ela todas as noites. acho que fazem isso pra pessoa se sentir mais a vontade. se eles gostassem mais da casa do que das pessoas, não as receberiam tão bem, sentiriam seu território ameaçado. e nem fazem isso!

    ResponderExcluir
  9. Haehuheahuahea

    Lembrei disso de "a turma dele" enquanto escrevia! Agora eu sei que me considerava assim... Haehuehuehae

    Mas eu nem era novidade! Sempre ia visitar e ele SABIA que eu me amarrava na dele! Sempre ficava por perto, ou no colo (na moita... shhhh... as vezes, eu ia lá pra vê-ló...)... Quando fui dormir lá, ele me conhecia há tempos e sentiu que tava triste! Tão amigo... Tão companheiro... Foi ele quem me fez ter esta agonia pra ter um gato... Nem era meu, mas sinto saudades... (boba... to com lagrimas...)

    Essa sua frase do final, sobre territórios, encerra o caso sobre a palhaçada de dizerem que gostam mais da casa!

    ResponderExcluir
  10. Ah, eles são espertos demais e sabem quando a pessoa gosta deles...adoro gatos assim, sociáveis.
    meus gatos são mais ressabiados, não gostam de colo principalmente de pessoas estranhas.
    tenho uma amiga super alérgica a gatos, e uma das minhas gatas não desgrudava dela! ela não conseguia rejeitar aquela fofura, mas se acabava de espirrar! ahusshuhuas
    acho que ela via aqueles espirros como uma aflição ou doença, e a Cotinha dizemos que é a enfermeira da casa, ela cuida de todo mundo...é um amorzinho!
    não pode ouvir alguém chorando ou brigando, começa a miar desesperada, como se dizendo "calma, calma!nao fica assim!"

    ResponderExcluir
  11. Que gracinha, a Cotinha!

    Também prefiro gatos amigos, que gostam de colo...

    Aliás, lembrei de outra história!
    Logo que mudamos pra São Paulo, eu tinha ido com a mulher do primo do meu marido, que é arquiteta, visitar a casa de uns clientes que queriam uma reforma. Eles tinham uma gata. E ela ficou andando atrás de mim e do meu lado, quando sentei. Só não me lembro de ter-se esfregado nas minhas pernas... :)

    Depois de alguns anos daquele gato da minha cunhada, a sogra (...) arrumou um gato que era um fofo, atacado, engraçado, mas não agüentou a chatice dela e se suicidou. A gata que apareceu depois tava na fila da morte e minha cunhada tirou de lá. Devia tá traumatizada. Mas, mesmo depois de muito tempo, carinho e mimos, ela vivia se escondendo. Então, devia ser do tipo enjoado, mesmo. Se ela, diferentemente, dos outros gatos que conheci, não sentiu que eu gosto de gatos, eu ia ficar de lero-lero? Tentando comunicação? Gata da sogra (...)? Eu, não! Nem freqüentava mais tanto a casa... Não ia perder meu tempo tentando agradar a gata da sogra (...), que nem dava as caras. Nem lembrava que ela existia, quando ia lá.
    Hoje em dia, nem sei se ainda existe.

    Penso que são empatia e simpatia mutuas. Não rolou, não rolou.

    ResponderExcluir
  12. Ah, gatos que viveram em ruas ou estiveram no "corredor da morte" como vc disse, podem ter passado por uma série de traumas...tipo quando vc comparou com crianças que perderam os pais no Haiti e tal e tal. Com os animais não é tão diferente assim. Já vi em palestras que alguns eventos na vida de um filhotinho pode significar demais na vida adulta deles...tanto pro bem, quanto pro mal. se eles recebem carinho de humanos desde bebe, ele possivelmente vai gostar e confiar em humanos. se ele é maltratado, terá medo de todos. não sei se rola alguma coisa de caráter ruim, mas acho que não. deve ser mais ligado a trauma. não acho que animais sacaneiam.
    e aqui em casa tem uns gatos refugiados tb...meu persa corre quando detecta qualquer presença humana...principalmente a minha; que limpa o ouvido, que leva pra tosar, que apara os pelos do bumbum dele...resumindo, me odeia. ¬¬

    ResponderExcluir
  13. Ah... Então... Como eu imaginava... Só podia tá traumatizada... Só que eu cometi o erro de achar que, depois de um tempão, ela já taria mais solta e confiante... Não desconfiada pelo resto da vida... :/

    E, sendo que passou por traumas, a personalidade dela foi definida assim... :/

    Eu entendi isso na época, mas não tinha porquê perder meu tempo em mostrar pra gata da sogra (...) que podia confiar em mim. E foi bom, porque o contato diminuiu bastante.

    Há quanto tempo esse persa taí?

    ResponderExcluir
  14. é, as vezes nao adianta fazer muita coisa...
    o Bono tá com a gente desde 2006, se não me falha a memória. Não tem jeito mesmo, ele é medroso e ressabiado, nunca vai mudar. Quando vamos fazer carinho, ele se encolhe pensando que vai apanhar...dá pena =/

    interessante que vc sempre coloca um (...) falando da sogra! hahahahah nem vou perguntar nada!

    ResponderExcluir
  15. A Minerva não pode ver meu pé. Ela é traumatizada mesmo, porque de início no escuro ela vivia sendo pisada (ninguém manda ser preta xDDDD)... às vezes eu dou carinho com o pé na Christie, vou fazer o mesmo na Minerva ela corre para as colinas. Ela deve ter pesadelos com pés.

    ResponderExcluir
  16. nossa, pisei no pé do Lupy agora a pouco, ele deu um gritão...doeu a sola do meu pé, devo ter pisado na unha dele, coitado...to morrendo de dó.
    ainda bem que ele é velho, senão, estaria com trauma do meu pé...e do meu peso xD

    ResponderExcluir
  17. Adorei TUDO o que vc escreveu!
    Como está o pé do Lupy? Tadinho, fiquei com dó!
    Tenho 14 filhos: 2 pelados e 12 peludos!
    Dos filhos pelados: um tem 7 anos e o outro tem 1 e meio; dos filhos peludos, todos são felinos e: 3 tem 12 anos, 1 tem 8 anos, 1 tem 4 anos, a resgatinha da favela não faço idéia da sua idade e sua prole de 6 nasceram dia 15/11/10!
    Nunca tive problemas de saúde, tampouco meus filhos gerados! Nenhum gato nunca arranhou meus filhos ou atacou..
    Não entendo o preconceito por um animal só pq ele tem personalidade: se bater num cachorro e chamá-lo, ele obedecerá e ainda lamberá suas mãos, bata num gato e ele vai embora! Isso não é lealdade, como falam! É dependência e submissão! Infelizmente, é o que muitos "humanos" gostam num animal!
    Não viveria sem meus filhos, nenhum. Se um dia meu esposo não quisesse mais os gatos.. as malas dele estariam prontas em segundos! Simples assim.

    Amei seu blog! A foto de fundo é magnífica!!

    ResponderExcluir
  18. Ahh que lindo!!
    Adorei seu comentário! Então, Lupy parece bem, tá xeretando tudo como sempre...mas tb fiquei com dó. geralmente pisamos nos cachorros, os gatos são mais espertos e desviam. acho que ele ia se esfregar na minha perna mas eu tava distraída e nao o vi =/

    que bom que alguém vem dizer que nunca ficou doente por causa de gatos nem que eles nao sao loucos arranhadores de crianças, e concordo plenamente que eles tem personalidade e que a maioria das pessoas procura animais submissos.
    gatos nos respeitam, mas do jeito deles. sem submissão. adoro isso!

    eu tb tenho 3 gatos em torno dos 12/13 anos, já estão geriátricos nossos gatinhos hein? vou fazer mais posts especiais sobre gatos, adorei faze-lo e bastante gente gostou de ler.
    volte sempre viu??
    beijãoo!!

    ResponderExcluir
  19. Aaaadoooreeeiiii!!!!
    Tenho duas gatas, ambas adotei! Uma estava em pele e osso, hj é um saco de açúcar de 5,210kg!!!
    Amo demais as minhas queridas e cada um tem a sua personalidade.
    Já estou te seguindo!
    Bjss
    Vi

    ResponderExcluir
  20. Huaheuheuahuehau
    Melhor deixar o (…) pra lá, mesmo… Só disso, já deu pra perceber que você entendeu…

    Faz, mesmo, mais posts de gatos, que adoramos!! :P

    O Lupy não traumatizou, mesmo, não?… Pô! Mó toco… Vai se esfregar nas pernas e toma um pisão… Huehauehuaheua… Tadinho…

    ResponderExcluir
  21. Vou, aliás eu adoro falar de gatos!
    fiquei super feliz hj q lançaram num preço acessível um medicamento pra tratar doenças virais de gatos! \o/

    ResponderExcluir
  22. ah, o coitado tem 13 anos, ja passou mta dificuldade na vida...ja ficou preso no portão elétrico (foi sair enquanto alguém fechou), no vidro elétrico tb, pisou no botão do vidro enquanto tava com a cabeça pra fora, huashu, uma vez eu e a minha vó estávamos procurando algo embaixo do sofá, nao vimos q o xereta entrou lá, soltamos nele....Lupy já gastou várias de suas 7 vidas, e o ditado não mente: a curiosidade matou o gato. Ele escapou por pouco!

    ResponderExcluir
  23. Nossa, não podia concordar mais! Tenho duas gatas em casa, e a gente brinca que são gato-cachorro! Elas são super amorosas, estão velhinhas já, tem 12 anos uma e a outra, que é mão dela, tem mais, mas como peguei ela da rua abandonada, não sei a idade certinha.
    Eu crio brinquedos pra elas, com penas dos gaviões, que encontro no pasto na frente de casa, elas saem doidas atrás, coisa mais foda.
    Adoram correr pela casa, e a noite elas pulam onde eu estou e vem chegar meu nariz e fazer 'massagem' em mim, depois dormem feito uma bolinha no meu pé.
    Quem não gosta de gato, bom sujeito não é! hahuahuahuhauh
    bjoos
    parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  24. hahahaha concordo plenamente, quem nao gosta de gato, bom sujeito não pode ser!
    como nao gostar dessas bolinhas de pelo fofas?
    sao lindos, cheirosos (naturalmente cheirosos, ao contrário dos cães né? hahah) amáveis e com personalidade.
    que bom que gostou do blog, passe sempre por aqui ^^
    beijao

    ResponderExcluir
  25. Parabéns eu concordo com tudo isso q vc falou ai, eu tenho 3 cachorros e 5 gatos amo todos eles.... Um dos gatos é preto, e eu odeio quando disem q gato preto da azar... isso é um preconceito!

    ResponderExcluir
  26. Pois é, um preconceito bem ridículo...Inclusive os animais pretos, tanto gatos como cães, são os mais difíceis de serem adotados!
    Humano é preconceituoso mesmo!

    ResponderExcluir
  27. A Kyky é uma gata vaquinha por quem eu sou apaixonada. Eu a encontrei na rua, encima de uma boca de lobo, num dia de tempestade. Ouvi um miado fraquinho, abri a janela e vi aquela coisinha preta e indefesa clamando por socorro. Desci imediatamente e tratei de resgatá-la antes que a próxima enxurrada a levasse. Me aproximei devagar, me abaixei mansamente e a olhei com extrema comiseração. Ela, por sua vez, me olhou com pânico e esperança e parecia implorar: "Me salve!" Voltei pra casa com aquele serzinho indefeso nos braços, morrendo de frio, de fome e de medo. Ao mesmo tempo em que apavorado parecia querer se desvencilhar de mim, pouco a pouco ia se deixando ficar, acostumando-se com a sensação de bem-estar que o calor do meu corpo começava a produzir em contraste ao seu pelo encharcado.

    Kyky é apenas um dos apelidos que ela tem...
    A história continua...

    ResponderExcluir
  28. Que historia linda, adoro historias de resgate felizes ^^
    todos os meus filhotes (que ja são adultos) foram resgatados na rua e me orgulho muito disso.
    Amei seu depoimento, espero que sua Kyky esteja muito bem e muito serelepe.
    Beijos e parabens pelo seu ato de amor

    ResponderExcluir

Au Au! Miau Miau!