sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Cuidado com os Dentes

Que bom seria se nossos pets escovassem os dentes sozinhos, não é?
Mas, como eles não o fazem, nós podemos dar uma ajudinha para que a saúde bucal dos nossos bichinhos seja a melhor possível.
Ao contrário dos seres humanos, os animais não costumam ter cáries - então não se preocupe porque dificilmente seu cão vai ter que fazer canal. Em contrapartida, eles tendem a ter doença periodontal, resultante do acúmulo de tártaro, é uma inflamação da gengiva, e é o grande vilão da boca dos cães e gatos, o causador daquele bafinho terrível, das manchas e crostas amarelas e do amolecimento dos dentes quando o animal está velhinho.
O problema acomete mais os cães de pequeno porte, talvez pelos dentes serem mais juntos, por geralmente ganharem mais petiscos indevidos dos donos *puxão de orelha* e também porque eles costumam viver mais que os cães grandes.
A doença periodontal, em casos graves, pode levar os cães a morte, pois os dentes moles e a intensa inflamação da gengiva facilitam a entrada de bactérias no organismo, podendo causar doenças cardíacas, renais ou  hepáticas.

Evitando o tártaro: Os cães começam a trocar os dentinhos (sim, eles trocam os dentes!) em torno dos 4 meses, e sua dentição está toda completa em torno dos 6 meses (truque pelo qual os veterinários estimam a idade do filhote, há, entreguei!) então a partir daí, os cuidados devem começar. Os molares são os dentes mais acometidos, principalmente o 4º molar, o "carniceiro", o dentão maior lá do fundo.
Em primeiro lugar: Ração seca, sempre! A ração não se acumula nos dentes e evita o acúmulo da placa bacteriana.
Evite comida! Sei que é difícil resistir a carinha de piedade deles, mas seja forte! Como já disse em posts anteriores, dar comida de gente gera uma série de problemas de saúde e de comportamento nos cães.
Procure escovar os dentes deles. Tem pastas dentais próprias e escovas próprias nos pet shops. Caso você não queira comprar, pode ser aquelas pastas infantis tipo Tandy, não serve as pastas que usamos normalmente porque os cães a ingerem e pode fazer mal ao estômago. Uma escova de dentes infantil pode ser utilizada também. O certo seria escovar os dentes todos os dias, mas sei que é difícil essa disponibilidade, então faça o máximo de vezes que puder. Talvez se acostumar o animal desde filhote, ele não odeie tanto...ah, porque em geral eles DETESTAM, já vou logo avisando. Mas sabemos que é pro bem deles.
Fora a escovação, tem ossinhos mastigáveis próprios de limpeza oral, os da marca Virbac, a linha C.E.T. tem produtos fantásticos (e caros).
Aqueles ossinhos de nó e os palitinhos ajudam, também. Tem o chamado "fio dental canino", bom para cães grandes, parece um monte de linha que forma um novelo em forma de osso (já viram isso?) é muito bom também pra distrair o bicho.
Mas, mesmo com todos esses cuidados, o acúmulo de tártaro acaba ocorrendo, e aí só resta correr pro veterinário e agendar uma limpeza dentária.
A limpeza é feita com anestesia dissociativa, utiliza-se aquele aparelho igual ao de limpar dente de gente, que joga um jato forte de água (mas não costumamos usar o bicarbonato de sódio) e se arranca as placas com instrumentos odontológicos também semelhante ao das pessoas. Caso tenha dentes moles, eles devem ser arrancados.
Faz-se antibioticoterapia em média 5 dias antes da limpeza e 5 dias depois.
A duração da limpeza vai depender do que o animal come, da predisposição individual/racial e da manutenção, feita com a escovação, etc.

***Obs: Esqueci de ressaltar que a parte da escovação (apesar de mais difícil) também se aplica aos gatos, e toda a parte de doença periodontal, complicações, dentes arrancados e limpeza de tártaro se aplica aos gatos também. 

Cuide bem da boca do seu bichinho, ele agradece, e você também, né?
Beijos a todos !

10 comentários:

  1. Mas e os gatos? Também tem que escovar os dentes deles?

    ResponderExcluir
  2. É, teoricamente sim, mas é bem mais complicado. Dentinhos menores, mais próximos uns dos outros, aquela personalidade mais...marcante...e ainda não tem no mercado tanta opção de petisco que auxilia na limpeza. Mas todo esse papo de doença periodontal, limpeza de tártaro e tal, se aplica a gatos também.

    ResponderExcluir
  3. Falou personalidade mais marcante só pra eu não deixar de seguir seu blog, né?
    Eu sei que vão me arranhar e morder e me chamar de puta com miados, tá? xD

    ResponderExcluir
  4. Ah, vc sabe que eu adoro gatos e acho a personalidade deles algo fantástico...aquele ar de igualdade ou superioridade com que eles te olham. É tipo: "até parece que eu vou deixar vc enfiar essa coisa na minha boca" *emoticon do Bono tosado*

    ResponderExcluir
  5. Eu ia fazer a mesma pergunta, mas li no "P.S." que era pra gatos, também...
    O que me preocupou foi o fato de não ter tantos brinquedos e petiscos que ajudem a limpar os dentinhos, sem tanta "arranhação, mordição" e xingamentos em "Miauês"...

    ResponderExcluir
  6. É, eu fiz o PS depois que a colega de cima me perguntou sobre gatos...fiquei inconformada com meu lapso de nao ter citado os gatos /facepalm.
    bom, aqui na roça onde eu moro não tem grandes opções de limpeza dentária para os gatitos, mas em cidades maiores eu acredito que tenha, sim. E se descobrirem, ME APRESENTEM!! Beijão ;))

    ResponderExcluir
  7. Realmente, na hora de cuidar de um animalzinho, na maioria das vezes esquecemos dos dentes deles, que assim como o dos humanos, também criam caries e demais bactérias...

    Vou pesquisar aqui também outras formas de limpeza dentária para os bichanos...

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. "O" lapso!! Logo você, puxa-saco de gatos!!...
    Sorte que ela alertou! Economiza outras pessoas da pergunta, assim como economizou a mim... :P

    ResponderExcluir
  9. Entao dr. posso usar a pasta tandy para escovar os dentes do meu caozinho? Pergunto novamente, pois eu verifiquei, em alguns foruns e diz que mesmo as pastas como tandy seriam prejudicial...

    ResponderExcluir
  10. então, a alguns anos atrás, a gente indicava o uso de pasta infantil para cães, pq até então o mercado de pastas caninas era muito fraco.
    hj em dia o indicado é vc usar uma boa pasta própria de qualidade e recomendava pelo medico veterinario, mas sempre procurando evitar que ele engula, pois prejudica o estomago.

    a pasta Tandy não é a melhor para o cão, mas é melhor que usar colgate, por exemplo.

    ResponderExcluir

Au Au! Miau Miau!