quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Controle de Carrapatos e Pulgas

Gente, o negócio é sério!
Principalmente em regiões quentes (quase o país todo) temos uma infestação terrível de carrapatos. Além deles causarem desconforto com a picada, podem causar alergia, e o pior de tudo, podem causar doenças que estão mais comuns a cada dia. Já a alguns anos, pelo menos aqui na minha cidade, quando algum animalzinho está demonstrando os primeiros sinais de que está doente; com inapetência e apatia, a primeira doença que pensamos é doença do carrapato. Existem várias doenças transmitidas pelo carrapato, mas a mais comum é a  erliquiose. O diagnóstico se dá através do hemograma completo e pesquisa dos parasitas. Nem sempre são encontrados no exame das lâminas ao microscópio, mas o sinal de uma anemia e/ou as plaquetas baixas (a responsável pela coagulação do sangue), somados aos sintomas clínicos, são a forma de diagnosticar a doença.
 O nosso "vilão" é a coisinha roxa pequena ali.
Os sinais, além de apatia, é a palidez das mucosas, além de possíveis manchas roxas pequenas, principalmente na parte interna das orelhas e barriga.
*Lembrando que outras doenças podem causar esses sintomas, então consulte seu veterinário antes de sair medicando seu cão por conta própria.

As doenças oriundas de carrapatos se difundem muito porque eles se alimentam 3 vezes para completar seu ciclo, podendo picar um animal infectado, transportar o parasita e transmitir a doença para um cão que estava saudável.
E uma péssima notícia: Se seu cão já teve a doença, ele não está imune a ela: Pode pegar novamente e ser tão grave quanto ou pior, depende da fase em que foi detectada e do sistema imune do animal. E não existe vacina contra carrapatos nem para as doenças transmitidas por eles.
A próxima imagem é de uma fêmea realizando a oviposição, nojento, né?
Os carrapatos são encontrados principalmente em cães, o parasita que adora gatos é a pulga, apesar de acometer cães também. Esses são parasitas mais facilmente controláveis, uma vez que os produtos anti parasitários são mais eficazes contra eles.
É importante ressaltar que a pulga transporta vermes que vão se alojar no intestino de cães e gatos, por isso a importância da vermifugação mais uma vez. A pulga tem uma capacidade incrível de pular e de correr, sendo bastante difícil capturar esses animais, e bem fácil de ser transmitido de um animal a outro. A pulga ainda causa uma reação alérgica bem intensa em alguns animais, a dermatite alérgica a picada de pulga, a DAPP. Causa muito desconforto ao animal.
Temos no mercado muitos produtos para controle de ectoparasitas, as coleiras devem ser usadas apenas em casos onde não há infestação, como prevenção ou com poucos parasitas. A Kiltix é a mais popular no mercado, mas recomendo também a Excalibor, que previne também contra o inseto que causa a leishmaniose (assunto pra outro post)
Os produtos a base de fipronil (o famoso Frontline, hoje em dia a fórmula não é mais exclusiva da Merial, então encontra-se "genéricos" mais baratos) podem ser usados em filhotes e controlam muito bem pulgas e carrapatos.
Existem outros produtos pour-on (os que aplicam na nuca) que controlam pulgas e carrapatos além de sarnas (que fica pra um próximo post), o Revulution, Advocate entre outros.

**Ponto importantíssimo: O controle de carrapatos e pulgas não deve ser feito apenas no animal, mas também no ambiente. Recomendo a pulverização de Butox diluído em água no ambiente em que o animal dorme e onde permanece por mais tempo, inclusive paredes (os carrapatos sobem e se alojam nas paredes, principalmente as que não são lisas). Se sua casa é de taco, temos aí um grande problema: pulgas adoram ficar entre tacos, então a combinação pulga + gato + taco geralmente é um transtorno. Recomendo que se passe pano com Butox em toda a casa, semanalmente. A pulverização do ambiente deve ser feita uma vez por semana, durante 4 semanas, para pegar todo o ciclo do carrapato. Não use Butox e Triatox no seu animal, são produtos fortes e pode causar intoxicação!

Eu digo sempre, o barato pode sair caro. Não adianta economizar não comprando produtos preventivos, o tratamento dá mais trabalho, sai mais caro, e o mais importante:  A DOENÇA DO CARRAPATO MATA! Nunca se esqueçam disso.

Beijos a todos, e que no futuro o controle de ectoparasitas seja algo mais fácil e comum! ;D

5 comentários:

  1. é perdi meu Bob por causa de um desses ai :(

    ResponderExcluir
  2. Menina, a "galera aqui de casa" está com carrapato daqueles bem pequenininhos.

    Os três cachorros estão com o Frontline em dia. Vamos comprar o Butox para dar uma controlada no ambiente.

    Muito obrigada pelas dicas!

    ResponderExcluir
  3. Esses pequenininhos pelo menos não estão com ovos, devem estar morrendo antes de completar o ciclo, o que é otimo! mas assim mesmo é bom dar uma controlada no ambiente ^^
    beijaooo Lu!

    ResponderExcluir
  4. Em primeiro lugar queria dizer que estou amando o blog! :D

    Em segundo, queria pedir uns conselhos e ver se vc pode me dar uma ajudinha hahaha

    Tenho 3 cachorros aqui em casa, já usei Frontline neles, usei o Triatox na casa toda, mas em menos de 3 dias os carrapatos estão de volta! E o pior é que um deles tem uma pelagem bem espessa, fica impossível de tirar... o problema maior é que aqui na frente de casa tem uma espécie de pasto e vive cheio de cavalos, que eu imagino que sejam os "transmissores" dos carrapatos... o que eu posso fazer pra resolver esse problema?

    Agradeço desde já!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Olá, obrigada por gostar do blog ^^

    É amiga, vc realmente tem um problema, pasto em si já é uma fonte de carrapatos, com cavalos nele, é fato.
    A sua saída é continuar com fipronil (frontline) ou coleira, e pulverizar os muros do seu quintal com butox (acho melhor que triatox) pq os carrapatos vem de cima e adoram ficar em paredes antes de chegar nos cães. Se sua casa tem portão aberto, o problema complicou...o jeito é ir pulverizando seu quintal ou evitar deixar seus cães nesses locais...
    eu estou com um problema parecido em casa, tem um terreno baldio ao lado e os carrapatos estão chegando na minha cachorra. sorte que tenho pego eles jovens, antes de completar o ciclo, senão estaria uó a minha casa. Fica dificil pulverizarmos pq o portão é aberto, mas vou tentar. tenho dó de deixar meus cães presos =/
    bom, boa sorte pra nós 2...e carrapato é esse inferno de controlar mesmo, a anos está assim e tá cada vez pior...vamos torcer para que lancem produtos mais fortes pra nos ajudar.
    beijao e volte sempre, além de sempre deixar perguntas e comentários =)

    ResponderExcluir

Au Au! Miau Miau!