domingo, 9 de janeiro de 2011

"Comida, Água e o Cantinho"



Perguntei agora ao meu namorado: Depois de escolhido o bichinho, qual o passo mais importante? Aí ele me respondeu exatamente o que está escrito no título.
Pode parecer besteira, mas muitos donos de primeira viagem não sabem muito bem como alimentar seus animais, qual a ração ideal, como fornecer água e onde o bichinho vai dormir. Muitas pessoas me perguntam sobre isso.
A comida: Ração, sempre ração. Se o cãozinho for muito bebê e tiver dificuldade de comer os grãos, molhe-os (muuuito pouco) com água (não leite, os cães se tornam intolerantes à lactose depois do desmame, causando desconforto abdominal ou até diarréia). A quantidade varia de marca pra marca, então siga sempre a quantidade indicada na embalagem, peça um potinho medidor ao dono do pet shop. Os filhotes de cães devem ser alimentados de 3 a 4 vezes por dia, quando adultos, pode ser 2 vezes ao dia. Coloque a quantidade certa, deixe o animal comer, e se sobrar, retire e só coloque novamente no horário da próxima refeição. Uma dica boa pra que os animais não peçam comida aos donos é colocar a ração na mesma hora em que todos estão tomando café da manhã, almoçando, etc. Assim ele se sente interagindo com a família, mas entende que tem uma comida dele. Evite dar guloseimas, doces e qualquer coisa que você esteja comendo. Se o animal se acostuma a pedir sua comida, é um hábito muito difícil de corrigir e bem desagradável. Além disso, os alimentos que comemos podem fazer mal aos bichinhos e deixá-los "enjoados" de ração.
Acostume-os a ganharem petiscos APENAS quando fizeram algo certo: tipo xixi e cocô onde deveria, quando aprendeu algum truque, etc. Se ele ganhar a qualquer momento, não vai entender que precisa fazer algo que você deseja que ele faça. E petiscos de cachorro, por favor!!
Me perguntam sobre marcas de ração; meu propósito aqui não é fazer propaganda, mas minha função é orientar, e produtos de qualidade devem ser sempre indicados. Pra quem tem boa condição financeira (pois são caras!) indico sempre a Royal Canin, Natural, Hills, Premier e ProPlan. São as melhores do mercado, as chamadas super premium. Uma muito boa também e com um preço mais acessível é a Golden. Dê a ração de filhote até cerca de 1 ano, se seu animal estiver gordinho, comece a dar a de adulto um pouco antes, com cerca de 8 meses.
Para gatos: Ração a vontade sempre,  gatos tem o estômago muito pequeno, e precisa comer em pequenas quantidades para que não vomitem. Não dê leite a eles nem nenhum outro tipo de alimento (só gato de desenho come peixe, ok?) as marcas de rações indicadas são as mesmas que as dos cães.
Água: Sempre a vontade e fresca, se o dia estiver muito quente, troque quantas vezes conseguir e disponibilize vários potes. Procure deixar em seu quintal, pois cães mais calorentos (labradores, goldens, rottweillers...) costumam derrubar a água do pote pra deitar em cima...imagina isso no meio da sua sala!
Cantinho: Eu sou a favor de animais dentro de casa, pois eles querem a companhia do dono e vice versa. Mas, como muitos são arteiros demais, soltam muito pelo entre outros motivos, precisam ficar presos em algum lugar pelo menos por algumas horas do dia. Se for um cão grande, construa um canil ou compre uma casinha do tamanho adequado do cão adulto, deixe algum colchãozinho ou algo confortável para que ele se esquente em dias mais frios. Lembre-se de que os cães começam a trocar os dentes em torno dos 4 meses, a fase em que começam a roer móveis, sapatos e etc. As vezes fazem isso também simplesmente porque estão entediados, então deixe brinquedos e coisinhas que o distraia enquanto está sozinho.
Como já disse, sou a favor de cachorro dentro de casa, não vejo problema nenhum em dormir com animais na cama, nunca fiquei doente por isso nem conheço alguém que tenha ficado porque dormiu na mesma cama que o bicho. Quem gosta de ficar juntinho do pet, faça-o sem receios! Abrace, beije, isso só vai te fazer mais feliz!

Bom, por enquanto é "só" isso, no próximo post, orientações sobre xixi e cocô!

Ps: A gatinha da foto é a minha Biba, no cantinho dela, dormindo preguiçosamente na cama que ela roubou da cachorrinha Hanna (do post passado), foto tirada agora mesmo pelo meu namorado e especial pro post de hoje. Ela não é a coisa mais fofa do mundo? Então. Essa é uma das vantagens de ter um gato, eles dormem lindos  e em cantinhos, dificilmente enchem o saco e são bem limpos. Ela dorme na cama também, mas só quando quer. A Hanna está ocupando a cama agora, roncando. Hahaha

Beijos a todos, até a próxima!

4 comentários:

  1. A minha gata dorme comigo também. Engraçado q ela vem sempre no mesmo horário, que é o q eu geralmente vou me deitar. Ela se aninha em mim e ronrona, tem coisa mais gostosa q dormir assim?? hehehehe...

    ResponderExcluir
  2. ah, é uma delícia, ter um bichinho faz tão bem pra gente, as vezes vejo na TV aquelas pessoas falando que eles são sujos, tem bacterias e sei la o que, e que não devem dormir na cama...eu não ligo, tudo tem bactéria inclusive os namorados, maridos e ficantes! se tiver essa neura, a gente nao vive! Então sempre incentivo os proprietários a deixarem seus animais o mais perto que quiserem. na caminha do lado, na cama do dono, no colo...é mais saudável do que pegar no bicho e correr lavar a mão, affe!

    ResponderExcluir
  3. bom, aí já é com a pessoa...eu durmo pelo menos de calcinha! ashuahsuhsahasjihu

    ResponderExcluir

Au Au! Miau Miau!