sábado, 29 de janeiro de 2011

Comércio de Animais

Quero começar esse post reforçando que não sou contra a criação de animais, conheço vários criadores honestos, que tratam muito bem dos filhotes e dos pais dos mesmos.
Mas, como tudo nesse mundo, sempre tem aqueles que só visam o lucro, que tratam o animal como se ele fosse apenas uma mercadoria, e esquecem de que ele é antes de tudo um ser vivo.
Tem pessoas que compram o cachorro e só se importam com aquele papel idiota chamado pedigree (pé de que?) e muitas vezes nem sabem o que ele significa ao certo, só sabem que é chique que o cachorro tenha esse tal de pé aí e querem.
Uma das cenas mais absurdas que já presenciei na vida profissional foi uma pessoa que, alguns meses depois de ter comprado um cão, voltou ao pet shop para trocá-lo, pois sua orelha ficou meio torta! Sério, gente! Agora imagina a cena, você tem um filho e ele tem orelhas de abano, você vai pedir ao médico que o troque? Sem noção, não é?!

Mas, voltando a questão do comércio dos animais: Na grande maioria dos pet shops, principalmente os grandes, que tem animais oriundos de vários criadores e cidades, assim, o controle de doenças infecciosas se torna muito, mas muito difícil mesmo. Os animais precisam ir bem novinhos para os pets, então o esquema de vacinação nunca está completo. A vermifugação combate os parasitas que estão no animal, mas não evita que eles adquiram doenças parasitárias vindas de outros animais, das gaiolinhas mal higienizadas ou até mesmo já resistentes aos produtos utilizados.
saiba que o lindo filhote que o vendedor falou maravilhas pra te convencer a comprar, muitas vezes já teve alguma doença como giardíase (a mais comum em pet shops) ou até mesmo tosse dos canis ou parvovirose. Já vi mais de 50% de ninhadas perdidas dessa forma.
O cãozinho que teve que tomar antibióticos tão jovem, pode vir a ter baixa resistência, sendo sempre susceptível a doenças ou não tendo um desenvolvimento completo.

Já me disse meu colega Odie esses dias,
Se você quer comprar um animal, minha dica é: procure diretamente um criador. Lá, você vai conhecer o ambiente em que o animal vive, seus pais,  conhecendo as condições de higiene do lugar, a forma que são tratados e muitas vezes vai pagar um preço mais justo, além de não fazer o animal passar pelo stress de deixar a mãe e morar numa gaiolinha até ser comprado. Ele vai direto para o conforto de sua casa, tendo menos queda de imunidade, correndo menos risco de adoecer.
Pesquise na internet sobre criadores, mesmo que na sua cidade não tenha, pesquise em cidades próximas e conheça bem o local. Pode ser trabalhoso, mas vale a pena. Comprar um animal não pode ser uma atitude impensada, impulsiva. É algo que deve ser planejado com carinho, afinal, é um novo membro da família.
Não trate animal como mercadoria. Eles, mais do que seres vivos, são seres capazes de nos amar incondicionalmente, e merecem retribuição por esse amor.


Beijos a todos,

Raquel.

16 comentários:

  1. Ri pra caramba do lance da troca por causa da orelha!!! Que ridículo!!!!
    Hauehauehauehauehaue

    O fato triste é que todas as lojas de animais os vendem, não é? Pelo menos, nunca vi um sequer que não vendesse...

    ResponderExcluir
  2. tem pet que não vende, mas infelizmente grande parte deles acaba enfiando aquelas fofurinhas nas gaiolas de vidro...imagina o calor? =/

    ResponderExcluir
  3. e quando eu ouvi essa da orelha, fiquei olhando espantada pra mulher...na época fiquei revoltada!!

    ResponderExcluir
  4. e em relação ao lance da orelha tb, achei um post no meu fotolog em relaçao a isso...
    http://www.fotolog.com.br/dra_rack/15321271

    o cachorrinho da foto foi eutanasiado pq ficou mt fraco e não venderiam ele. =(

    ResponderExcluir
  5. A maioria... Nem imagino como é uma loja sem os animais a venda, servindo de atração...

    Pena que você não podia bater nela... Deve ter sido uma odisséia pra explicar que não dava pra "trocar"...

    Vou ver esses links em casa... Mas o cachorrinho não tinha cura?

    ResponderExcluir
  6. Nossa, a mulher não falou exatamente comigo, eu que tava no lugar errado na hora errada e ouvi isso.
    saí de perto na hora...

    o cachorrinho da foto já tinha sarado, mas tinha ficado com algumas sequelas por causa da doença...talvez alguma deficiencia nutricional, não sei ao certo. eu trabalhava no lugar só aos fins de semana, durante a semana eu e a minha mãe tinhamos decidido ficar com ele, mas quando fui busca-lo, tinham levado ele embora e não sei ao certo que destino deram a ele. foi muito dificil me esforçar tanto pra que ele vivesse e ele ter esse final idiota. mas quando eu escrevi o texto eu ainda não sabia do fim da historia.

    ResponderExcluir
  7. Melhor coisa que fez... Ia acabar dando polícia... Heuaheuaheuahe

    Nossa! Tanto esforço e gastos pra eutanasiar depois... Então, pra quê?! :/

    ResponderExcluir
  8. é, me pergunto isso até hj...pra que?
    mas tenho um fundinho de esperança que os criadores deram pra alguém...se eles criam e realmente gostam da raça, nao eutanasiariam assim ._.
    acho =/

    ResponderExcluir
  9. não, faz muito tempo isso...uns 5 anos.
    mas ainda lembro disso com aquele apertinho no coraçao.

    ResponderExcluir
  10. Nossa, que horror ¬¬'
    eu tenho huskies e nunca seria capaz de uma merda dessas... é um absurdo!
    Parabéns pelo blog =)

    ResponderExcluir
  11. que bom que vc pensa assim, dá esperança na humanidade ainda ^^
    beijão Luana ;)

    ResponderExcluir
  12. São nessas horas q meus instintos primitivos afloram. DA VONTADE DE VOAR NO PESCOÇO DE GENTE ASSIM!

    Aqui na cidade, os animais passam o fim de semana presos nas gaiolas, no meio das fezes, urinas e CALOR. da mta dó....choram, ficam tristes, se stressam. Ja foram feitas diversas denuncias,com fotos e filmagens, mas sempre tem mais gente se aproveitando dos bichinhos.

    Ja q os PETS tratam o animal como mercadoria mesmo, deveria dar nota fiscal! Pois a gente pode acionar o PROCON no caso de doenças, gastos ou morte do filhote.

    Deveria ter tb em cada pet, um cartaz bem grande com pelo menos esses dizeres:

    Vai comprar um animal, então pense bem:
    Ele sente, dor, frio, fome, medo, calor, fica doente, precisa de vacina, veterinario, banho, carinho, atenção, remedios...Sim, ele ti da alegrias, mas tb da gastos, pense bem!
    Tem q ser bem chocante mesmo! Pq a maioria adquiri um animal por impulso. Para satisfazer a vontade dos filhos, ou acabar com a solidão.

    Esquecem que crescem, soltam pelos, fazem coco, xixi.

    Uma vez eu estava num pet e entrou uma moça com 1 criança e falou bem assim para o atendente:

    Meu filho quer um bichinho, mas eu não quero...então o bichinho tem q ser limpinho, não dar trabalho, não fazer sujeira e vai ter q ficar sozinho o dia todo, eu tb não tenho tempo de passear, ou ensinar a fazer xixi e coco no lugar certo, só tem gente de manha em casa, então tem q comer 1 vez ao dia...

    PQP (desculpem) mas depois disso eu sai de perto!!! PUXAAA, ela não quer um bichinho, ela quer é uma PEDRA!

    POSSE RESPONSAVEL JÁ!!!

    (desculpem o texto longo)

    bjos e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  13. amei, amei muitooo o que vc disse, concordo plenamente...as pessoas deveriam inclusive assinar termos de posse responsavel e estar cientes do que estão levando...ja vi casos igual dessa mulher que vc contou, que ta levando o cachorro pro filho mas nao quer cuidar e tal. DÁ UM CACHORRO DE PELUCIA QUE TAL???
    tb fico mt indignada com essas situações!
    pena que tem gente ignorante que nao concorda com a gente,ou que acha natural, ou simplesmente não enxerga! é decepcionante!
    mas acho que divulgando os maus tratos é o jeito da gente fazer a nossa parte, denunciando como vc disse, mandando vigilancia sanitaria e tudo...
    bom, quem sabe um dia as coisas melhorem!
    beijão e volte sempre, comentários sensatos são sempre bem vindos, mesmo que longos! ^^

    ResponderExcluir
  14. Eu nunca comprei um cachorro , e jamais o farei.Não gosto,inclusive,de atender criadores de fundo de quintal.Acho que tenho a maior taxa de hidrocefalia em pinschers do Brasil na minha clínica , de tanto cruzamento consanguíneo que fazem por aqui.

    ResponderExcluir
  15. affe, esses criadores de fundo de quintal estragaram várias raças, não só na aparencia, mas o pior, disseminando doenças...igual em pastores...horrivel. a anos nao vejo um pastor sem displasia.
    hidrocefalia em pinshers é foda hein =/

    ResponderExcluir

Au Au! Miau Miau!