segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Cio, Cópula e Parto em Gatas

Pronto, pra alegria das leitoras gateiras de plantão, um post exclusivo sobre gatos. Na maioria, as informações servem pra cães e gatos, mas no caso de cio, acaba sendo diferente. Então, pra não ficar confuso, resolvi não misturar.

As gatas começam a ciclar em torno dos 6 meses, em regiões mais quentes e em gatas de pelo curto isso acontece antes. Gatas de pelo longo entram no cio mais tarde e tendem a ter intervalo de um cio para outro mais longo.
 Detectando o cio da gata: Elas não sangram, ao contrário das cadelas, e o aumento da vulva é bem pouco considerável. Mas pode ter certeza que você vai saber quando ela estiver no cio devido ao escândalo que elas aprontam para atrair os machos, principalmente a noite.
O cio pode durar de 4 a 7 dias, e se ela não cruzar, surpresa! Entra no cio no mês seguinte. E se ela conviver com algum macho, pode entrar no cio de 15 em 15 dias. Tem gata que entra no cio de 2 em 2 meses, mesmo se cruzar. Pois é, algumas ainda estão amamentando e já estão entrando no cio novamente. Uma verdadeira máquina de procriar.
As pessoas reclamam disso,  mas eu acho muito bonito esse instinto de preservação da espécie e o próprio instinto materno. Elas em geral cuidam muito melhor dos filhotes do que as cadelas, são verdadeiras mãezonas.
A idade ideal para que a gata cruze é a partir do 3º cio, assim como a cadela. Não é recomendado que a gata cruze em todo o cio, o ideal é que cruze um cio sim, outro não. (Isso levando em consideração que você cria gatos e quer que eles se reproduzam, mas sabemos que as gatinhas sem raça em geral não nos dão muita chance de escolha).
Mas vamos continuar falando como se fosse algo premeditado por nós, meros humanos. É óbvio que sua gata deve estar saudável, com vermífugo e vacinação em dia, afinal, a imunidade diminui durante a gestação, assim como em todas as espécies.
O procedimento para a cópula é semelhante ao das cadelas, devemos levar as fêmeas na casa do macho, deixá-los a sós (vamos respeitar a intimidade do casal) e de preferência numa sala escura. Se ela estiver no cio mesmo, vai aceitar o macho, se não aceitar, ou não está no cio ou não foi muito com a cara dele. Mas, vamos supor que foi amor a primeira vista e vai rolar.
Aqui que entra a particularidade das gatas: A ovulação só acontece quando o macho a penetra; os machos tem espículos (pequenos espinhos situados no pênis) que estimulam a ovulação da gata. Os outros animais, inclusive as mulheres, ovulam antes. Não deve ser a melhor sensação do mundo esses tais espículos, então elas acabam gritando.
Se tratando de gatos de rua, aquele escândalo que os gatos fazem e os vizinhos adoram, começam a princípio pela disputa da fêmea. Deve ganhar quem mia mais alto, porque né. Os gritos da cópula não são tão intensos, até porque não dura tanto assim (pra sorte da própria gata).
Depois de acasalar, os cuidados com as futuras mamães devem ser os mesmos indicados as cadelas, a ração deve ser a de filhote e probióticos e prebióticos são bem vindos também.
Mantenha sua gata de repouso, evite carregá-la e pressionar sua barriga. O período de gestação varia, mas gira em torno dos 60-65 dias.
Elas geralmente ficam muito dóceis durante a prenhez.
Bom, no momento do parto, ela vai procurar estar o mais camuflada possível, as vezes ela vai parir e você nem vai ver, de tão escondidas que ficam. Note se ela está ofegante e procurando se esconder, muitas vezes a presença humana pode inibi-la de iniciar o trabalho de parto (pode acontecer com cadelas também) então se sentir que ela está incomodada, deixe-a sozinha.
As gatas costumam ter mais facilidade para parir, mas fique de olho se ela está tendo contrações sem expelir o filhote ou está em atonia uterina (sem contrações) caso ultrapasse 4 horas do início do parto ou de intervalo entre um filhote e outro, fale com seu veterinário. Tem medicamentos que estimulam as contrações, e caso não resolva, pode ser realizada uma cesariana.
Assim como os cãezinhos, os gatinhos devem mamar o colostro, certifique-se de que todos estão mamando e que estão quentinhos. Muitas vezes as fêmeas (de todas as espécies) rejeitam os mais fraquinhos, com menos chance de viver, para deixar mais leite aos mais fortes. Seleção natural. Se ela realmente não quiser cuidar deste filhote, você pode dar leite especial (um leite em pó próprio vendido em pet shops) numa seringa ou mamadeirinha.
Os filhotes de gato são mais independentes que os cães, com 12 dias já estão espertinhos, ouvindo e enxergando.
A retirada do filhote da mãe (tanto gatos como cães) deve ser feita em torno dos 45 dias, quando é indicada a primeira dose de vacina também. (vide post sobre vacinação).
Como disse lá em cima, as gatas podem entrar no cio enquanto estão amamentando, logo depois de parir. estar prenha e amamentar ao mesmo tempo as torna muito fracas, então o indicado é não deixar que elas cruzem nesse cio ou que seja castrada. Mas isso fica para um próximo post!
Espero que gostem!!



Beijinhos, Raquel

3 comentários:

Au Au! Miau Miau!