sábado, 22 de janeiro de 2011

Castração - Solução Humanitária Para Evitar a Superpopulação de Cães e Gatos

Não é mais uma questão de afetar a "masculinidade" de seu cão ou gato, é questão de saúde pública e evitar animais na rua sofrendo.
Cães e gatos não castrados se reproduzem exponencialmente, ou seja, um simples casal começa a ter filhotes, depois esses filhotes começam a ter mais filhotes, e por aí vai.
Em poucos anos, a população chega a ser absurda. E em gatos é pior ainda, afinal as fêmeas entram mais vezes no cio ao longo do ano.
É muito mais fácil, barato e simples castrar machos. Claro que castrar fêmeas também é importante, mas o preconceito acontece em relação aos machos. Proprietários ignorantes pensam que o cachorro vai perder a masculinidade ou coisas do tipo, e não sabem que por esse preconceito, seu cão, nos seus passeios na rua, acaba cruzando com fêmeas no cio e aumentando a população de cães de rua. Acho que o mundo está moderno demais pra pensarmos dessa forma tão rudimentar e preconceituosa, né?
A castração, tanto em machos quanto em fêmeas tem uma série de vantagens.
No caso dos machos, o indicado é castrar em torno de 4 meses, eles ainda não atingiram a maturidade sexual, então não vão "sentir falta". As pessoas se preocupam com isso, e é algo banal. Eles não cruzam em busca de prazer sexual, como os humanos, e sim por  instinto de preservação da espécie. O macho vai continuar sendo macho, vai ter um desenvolvimento completo e ainda uma melhora comportamental. Ficam mais dóceis e muitas vezes o instinto de marcar território (urinando em tudo) nem se desenvolve ou é combatido.
No caso de fêmeas, é ainda mais importante. É lenda que a cadela e a gata precisam ter pelo menos uma cria, eu gostaria que isso fosse verdade porque sempre quis que a minha cachorra tivesse filhotes, mas não é. Quanto mais jovem a cadela e a gata são castradas, menor o risco de doenças sérias. A castração deve ser feita na mesma época indicada aos machos, em torno de 4 meses, quando o esquema de vacinação está completo. Isso não atrapalha o crescimento e desenvolvimento do animal.
Se a cadela e a gata são castradas jovens, além de não terem o risco de ter doenças uterinas (naturalmente) as chances de neoplasias mamárias, tão comum principalmente em cadelas, são muito, muito reduzidas. Acho que quem convive com cães, sabe o quanto é comum infecções uterinas, que  é muito grave e pode levar o animal a morte, mesmo se for tratada rapidamente. Os tumores mamários geralmente tem algum grau de malignidade, e a chance de ocorrer metástases pulmonares é muito comum. Também podem levar o animal a morte.
Quanto mais jovens são castradas, menor é o risco dessas neoplasias. Se for antes da maturidade sexual, melhor ainda.
Tem mais vantagens: Quando as pessoas tem machos e fêmeas em casa, mesmo que separe os animais, é muito comum o macho adoecer por ficar preocupado apenas com a fêmea. Ele esquece de comer, dormir, beber água, fica sofrendo e tem queda de imunidade, podendo ficar doente.
A fêmea no cio pode fugir e não voltar mais. Outro inconveniente é o sangue que fica pela casa.
Eu vejo apenas vantagens em castrar os animais.
É uma cirurgia muito simples em machos, em fêmeas é um pouco mais invasivo e complicado, mas não é nenhum bicho de 7 cabeças.
Tem vários veterinários filiados a associações e ONG's que fazem um preço menor nas castrações, além das universidades de veterinária, onde alunos, sob supervisão de seus professores, castram as vezes de graça, ou no máximo cobrando o material utilizado.
O controle da dor tem sido um assunto cada vez mais frequente e uma preocupação constante dos médicos veterinários modernos, então a grande maioria garante uma boa analgesia, sendo assim, seu animal não sofre.
Se você tem uma boa condição financeira, por que não levar animais de rua para serem castrados? Se não tem, converse com donos de cachorros, com vizinhos, amigos e parentes, fale das vantagens e ajude na conscientização e importância da castração.
Se isso se tornar comum, a população de animais abandonados pode ser reduzida drasticamente, e todos os cães poderão ter donos, sem ter que ir parar nos centros de controle de zoonoses, sendo sacrificados.
Pense nisso!
 Esqueça preconceitos e besteiras, castre! O futuro dos animais agradece!

13 comentários:

  1. Que tal castra vc,seu marido,seus filhos é muito facil fala nunca vi uma postagem tao imbecil quanto esta.

    ResponderExcluir
  2. Acho que deveria castrar você, pra essa genética imbecil e preconceituosa não ser passada adiante.

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que a humanidade também devia entrar na vibe da castração, assim como cães e gatos, concordo com ambos. O anônimo é um exemplo dos benefícios da castração, ajudou a coroar o post.

    ResponderExcluir
  4. Pois é,Marce, depois que digo que sou a favor da castração em humanos, ficam chocados. Esse anônimo é a prova viva de que seria a solução pra humanidade.
    será que é tão dificil assim entender que animal nao enxerga sexo do mesmo jeito que nós? que um cachorro nao fica se gabando pro outro quantas cadelas pegou na balada anterior? ELES NÃO SENTEM PRAZER, MINHA GENTE.
    Fico triste de saber que gente desse tipo lê meu blog. Desanima continuar. =/

    ResponderExcluir
  5. Mantenha o animo, Rakk!!

    Esses cretinos são muito imbecis!! E esse escreve como tal. Deveriam ser castrados, mesmo, pra não reproduzirem essa genética horrível.

    Eu ia sugerir que você tirasse a permissão pra posts anônimos. Mas pensei em respostas delicadas, ao estilo da C.C., que se encaixariam muito bem... Mas [2] lembrei que aqui é um blog e não podemos... Então, talvez seja melhor só ter posts identificados, mesmo...

    ResponderExcluir
  6. dá vontade mesmo de juntar uma galera e fazer o que fazíamos na C.C., o que chamam hj em dia de trollagem pesadíssima (na verdade fazíamos bullying virtual huasasjiashu) mas é um blog sério e temos que separar as coisas =/
    deixei a postagem só para pessoas logadas...vamos intimidar os engraçadinhos!
    e valeu pela força ^^

    ResponderExcluir
  7. Um prazer, Rakk!! Amo este blog!!

    Nem precisaria juntar mais gente, não... Eu já tava com uma respostinha na ponta dos dedos, baseada no que sua amiga Merce (?) disse... Mas...

    Bom... Agora, postando coisas normais ou sem sentido, todos vão ter que tá logados e se arriscarem a "trollagem" (hauehauehaueha) se chegarem com grosserias ou imbecilidades...

    ;)

    ResponderExcluir
  8. Ah, pode mandar trollagens ahushuashuas eu mesma não resisto as vezes...quem fala o que quer, ouve o que nao quer, né?
    mas agora to vendo que o nivel dos comentários vai melhorar bastante! Hj já voltei a receber decentes!

    ResponderExcluir
  9. Dra. Raquel, por inclivel que pareça há ainda pessoas ignorantes que não entendem que a castração é a melhor forma de evitar abandono e maus tratos. A reprodução de caes e gatos deve ser feita apenas por pessoas altamente preparadas para tal, isso significa, dentre outras coisas, exames pré acasalamentos, conhecimento de genética e padrão rácico, estudo da linhagem por meio da árvore geneaológica, garantia que há reservas para os filhotes que hão de nascer e se possivel repassá-los castrados, para que nenhum aventureiro os acasalem, gerando o conhecido ciclo que abastasse os centros de zoonoses.
    É preciso que os brasileiros passem a ter tal consciência, portanto deixo aqui meu insentivo para que informações como de seu blog alcance o maior número de pessoas.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  10. Muito obrigada, Márcio, o nosso país seria MUITO melhor se pelo menos a maioria pensasse como você!
    Adorei seu texto e o conteúdo totalmente sensato!
    Volte sempre ;)

    ResponderExcluir
  11. Penso todo dia em castrar a minha, na minha rua tem um desses de alunos de veterinária e castram de graça. Passo por lá e sempre vejo os bichinhos anestesiados com a lingua de fora, dá um dó enorme! Tenho medo do pós-cirúrgico, medo de dor e medo de infecções, mas também tenho medo de não fazer e ela ficar doente mais tarde. Ela ja tem 3 anos, indica fazer?

    ResponderExcluir
  12. Eu sempre indico, agora indico mais do que nunca depois que a Hanna ficou doente...com certeza ela correu mil vezes mais risco do que se eu tivesse castrado nessa situação que vc falou =/

    ResponderExcluir

Au Au! Miau Miau!