terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Adotar ou Comprar um Bichinho?

Acho que fui um pouco mal compreendida por alguém que postou anônimo (naturalmente) no post Escolhendo Seu Animal de Estimação , onde a pessoa em questão me acusou de dizer que animais de raça não são bons e não são capazes de amar seu dono.
Cachorro de raça e sem raça, de rua ou de pet shop, todos são a mesma coisa, pra mim. Os gatos também.
Assim como as pessoas são todas iguais, independente de serem pobres, ricas, feias, bonitas. Quando entra em meu consultório um cãozinho shih-tzu lindo e glamuroso, com sua proprietária linda e perfumada, ou quando entra o vira-lata que acabou de ser achado na rua por uma pessoa pobre e simples, a minha conduta vai ser a mesma em ambas as situações, não vou tratar de maneira diferente nem o animal e nem o dono. Isso se chama ética.
Eu não tenho nada contra quem compra cachorro ou gato. Nem contra quem cria raças e as vende. Eu mesma morro de vontade de ter um shih-tzu ou um gato ragdoll, e se um dia eu tiver condições financeiras, posso sim vir a compra-los. Mas a questão é que isso não me impede de adotar um animal abandonado.
O que devemos levar em consideração: Um cãozinho de raça sempre vai ter uma vida privilegiada, sempre vai encantar a todos, vai ser vendido com facilidade e, caso esse dono não o queira mais, por qualquer motivo que seja, rapidamente ele será adotado por outra família. Ter um cão de raça virou símbolo de status, ostentar seu belo weimaraner pela rua ou seu pequeno e fofo maltês é considerado o mais puro luxo. Cachorro não pode ser só isso, gente. Animal é algo muito além. Eles são seres vivos, tem direitos, e não podem servir de fantoche na mão de humanos apenas por serem lindinhos.
Outra coisa: O animal de rua nunca teve nem vai ter muita oportunidade. Os que não são dominantes na sociedade deles, rapidamente serão excluídos e não vão conseguir se alimentar com a mesma facilidade dos líderes, isso acontece principalmente com gatos. Consequentemente, irão ficar fracos e acabarão morrendo. Existem pessoas totalmente maldosas, sem coração, sem noção, que vão pegar esses animais na rua e maltratá-los. Enfiar bombinhas no ânus de gatos e acender, arrancar seus olhos, atropelar propositalmente entre outras mil atrocidades que vemos por aí. Quantos morrem após sofrer por horas e ninguém toma nem conhecimento?
É justo que um animal precise passar por situações assim?
Acho que o problema não é comprar animais. O problema é ignorar o fato de que tem animais sofrendo nas ruas. Ninguém precisa necessariamente adotar um vira-latas, mas tem coisas a serem feitas por eles. Ajudar ONGs, pagar uma castração...se a pessoa é tão rica assim que pode colecionar cães de raça, ela pode também ajudar um animal de rua.
Inclusive surgiu uma campanha muito interessante que começou entre as celebridades dos Estados Unidos, dizendo que era chique adotar. Virou comum, interessante e admirável ver pessoas como Sandra Bullock desfilando com seu vira-latinha no colo.
Espero que essa moda chegue ao Brasil, e acho que a SUIPA já fez sua parte na campanha, colocando atores famosos com cães sem raça em seu calendário de 2011. Adorei a idéia!

O que é importantíssimo que as pessoas entendam é que ninguém acha bom que cães fiquem na rua, e que eles devem mesmo se reproduzir e todo mundo deve encher a casa de cão de rua. O objetivo de entidades não governamentais, de veterinários e mesmo do governo, é que esses animais sejam castrados para que não ocorra nascimentos não planejados, gerando mais e mais animais abandonados. Ninguém quer animal na rua, e o que precisamos ter ciência é de que precisamos fazer algo por esses bichinhos.
 Cada leitor desse post pense no que pode fazer por eles, e não pense que sou uma veterinária odiadora de cães de raça.
Apenas penso que tem espaço para todos no mundo. Todos os animais, todas as pessoas, todos os seres, de todas as raças, espécies, cores e crenças.
Mas, pra finalizar:

 Não é?!


Quero fazer um agradecimento ao site Ocioso que me ajudou a alcançar minhas primeiras mil visitas diárias, ao blog Patas Sobre Patas e ao blog do Odie, pela credibilidade em fazer parceria com o Amiga da Onça.
E agradeço a cada pessoa que leu, pelo menos em partes, e de alguma forma parou pra pensar sobre as coisas escritas, ou que usou alguma informação como algo útil na sua relação com o pet. Obrigada,
Raquel.

27 comentários:

  1. Seja adotado ou comprado, o amor que o bicho vai te dar é algo incomparável.
    Adorei o blog novo Rakizuda!!!

    ResponderExcluir
  2. Raquel, nós do Patas Sobre Patas que agradecemos por confiar em nós.
    Assim como você, também pensamos da mesma maneira em se tratando de animais adotados e comprados.
    É totalmente desumano da parte deste ser ter dito tal idiotisse.
    Não somente os animais, assim como crianças também recebem o mesmo tipo de preconceito em se tratando de adoção.
    Infelizmente nosso "Mundo" está repleto de crueldade, e são pessoas como nós que estão dispostos a ajudar que farão com que muita coisa venha mudar.

    E claro, vamos continuar na luta para ajudar esses bichinhos indefesos que precisam e muito da nossa humildade e compaixão.

    Um grande Beijo!
    Equipe
    Patas Sobre Patas

    ResponderExcluir
  3. Valeu, Angell, é bem por ae mesmo, animal é animal, não importa a procedencia deles =) que bom que gostou, volte sempre ^^
    =**

    ResponderExcluir
  4. Amei o comentário da Patas Sobre Patas, fiquei toda comovida! Obrigada mais uma vez pelo apoio e pela compreensão, é bom saber que existe gente sensata ainda nesse mundo!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  5. Um animal é um ser vivo, que merece respeito. Não importa se é de raça ou se é rafeiro! Mas sim, os de rua são tudo de bom. Eles retribuem a nossa ajuda e dedicação em dobro!

    ResponderExcluir
  6. Exatamente essa mensagem q eu quis passar no texto ^^

    ResponderExcluir
  7. Tia eu sou de raça e bem bonito, e fui comprado num Pet Shop...mas aí eu cresci e não me quiseram mais. Então minha mãe me adotou. Ela me disse que certas questões pertencem aos humanos e que eles ainda são muito irracionais para entenderem certas coisas sobre vida e viver.
    Minha irmã foi comprada num PetShop, e ela é infinitamente grata por ter saído daquele quadradinho de vidro, ela estava bem doente. Então uma coisa eu aprendi "PetShop legal não vende animal". Mas a gente não acha feio comprar não?

    Uma pergunta...vc tem mais de 1000 visitas diárias??? Noooosssaaaaaaaa! Parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Concordo, Odie, pet shop legal não vende animal,até pq é um antro de doenças infecciosas e seus coleguinhas vivem doentes.
    Melhor vc nem tentar entender os humanos, eles não sabem amar incondicionalmente como vocês =)


    eu tive essas visitas pq cadastrei meu blog no site ocioso.com, lá eles postam vários blogs, é um site bem visitado. mas quando meus links não saem no site do ocioso, são só os amigos que visitam mesmo...hahaha =D

    ResponderExcluir
  9. Tinha razão, querida Rakk!! Gostei muito deste post!! Resposta chiquééééééérrima ao que aquele imbecil disse!!

    MIIIIIIIIIIIILLLLLLLLLLLLL!!!!!!!!!!!!!!!! PARABÉÉÉÉÉÉNNNNNNNSSSSSSS!!!!!

    Nhai!! Ti nindu!!!! *-*

    ResponderExcluir
  10. ah, viu...gente folgada e ignorante que aparece por aqui! cada dia vejo que tem mais gente ignorante nesse mundo =/

    ResponderExcluir
  11. Amei o blog!Já estou seguindo!Tenho 3 gatos e 1 cadelinha. Eram animais abandonados e quando nossos olhos de encontraram foi amor imediato.Will jogado em um terreno baldio.Maya largada junto com seus irmaos em uma avenida,só ela sobreviveu.Dara vou deixada na associaçao de proteção.Pérola estava doente e tratamos.Eles que nos adotaram e trazem alegria todos os dias.Sempre conto alguma travessura deles em meu blog.Obs:O número de abandono de animais, tanto de raça quanto vira latas, durante o final e inicio do ano, aumenta devido a periodo de férias.bjs

    ResponderExcluir
  12. Bom Dia Dra.

    Gostaria de saber sites se a Sra. conhece sites de adoação ou venda confiaveis? Procuro filhotes, pois gostaria de criar ele desde novo.

    Grato

    Eder A. Miranda

    ResponderExcluir
  13. Olá querido, isso depende da cidade que vc é =)
    se for do interior de São Paulo eu conheço, mas o ideal é vc dar uma pesquisada no google colocando o nome de sua cidade, vai aparecer as possibilidades ^^
    assim, vc visita o local e ver qual bichinho vc mais gosta e o que mais gosta de vc ^^
    boa sorte na adoção/compra!

    ResponderExcluir
  14. Tane, que linda sua atitude, pegar animais que realmente precisam! Fiquei comovida!
    Seja bem vinda ao blog, espero que comente sempre e nos conte as travessuras dos seus bebes!
    e bem lembrado, essa época de férias é um festival de abandono, mesmo. muito triste.
    ainda mais com aquela tragédia na região serrana, quantos animais não ficaram perdidos e sem dono? uma pena =/
    espero que todos consigam ser remanejados ^^
    beijinhos!

    ResponderExcluir
  15. Povo: Adote!!! O amor que um cão de rua tem pra vc é o maior do mundo canino!!

    ResponderExcluir
  16. Temos que estabelecer uma coisa. Cães e gatos não são animais que existem na natureza, eles foram criados pelos caprichos do ser humano. A Evolução do gato não está tão avançada como a do cachorro, cães existem unica e exclusivamente para servir o homem, sem o homem eles perdem o propósito e voltam a ser lobos.
    Ou seja, o ideal é sempre comprar cães da raça que lhe agrada mais, e sempre castrar cães de rua e vira-latas que podem ter mutações e problemas não controlados, passando para os descendentes e fazendo a galerinha peluda sofrer.

    ResponderExcluir
  17. eu concordo com vc até na parte das mutaçoes, pq os cães mestiços e sem raça tem muito menos. observe, vira latas vivem bem mais que cães de raça, pq as doenças genéticas não são transmitidas.
    nos cães de raça, as doenças sao passadas com mais facilidade de pai pra filho e viram doenças caracteristicas da raça, e nos gatos tb.
    mas concordo que vira-latas devem ser castrados. e animais de raça que a pessoa nao pretende cruzar, tb. evita muitas doenças e prolonga a vida desses animais.
    valeu o comment, espero que minha resposta acrescente algo pra vc ;D

    ResponderExcluir
  18. Só não concordo que a evolução dos gatos não esteja tão avançada como a dos cachorros. Penso que é, exatamente, o oposto.
    Os cachorros são dependentes demais, enquanto os gatos já evoluíram a uma independência invejável. Não são "serviçais" dos humanos e ainda seriam quem são se ficassem sozinhos.
    Mas sem perder o carinho pelos humanos que eles deixam que morem em suas casas...

    ResponderExcluir
  19. Ah, não disse que eles não evoluíram, mas acho que gato nunca foi um animal dependente de humanos. eles evoluíram pq se tornaram mais amorosos e caseiros, são com certeza completamente diferentes dos primeiros gatos do egito.
    aliás, evoluiram demais nos ultimos 10,20 anos, mas foram as pessoas que mudaram em relaçao a eles: as pessoas sacaram que se eles ficassem na rua, seriam atropelados e envenenados, voltariam prenhas (femeas) e a vida deles seria mais curta devido a brigas. com a conscientizaçao da castração, os gatos ficaram mais caseiros, e hj vivem muito mais q a maioria dos cães, o que é otimo pra quem morre de medo de perder o bichinho.
    pensa nos gatos de antigamente, viviam pelos telhados, iam pra casa apenas pra dizer um oi ao dono e tomar um leitinho se tivesse dando sopa. (claro que ainda tem isso, mas bem menos)
    os gatos evoluíram, sim, mas o que mais evoluiu, na minha opinião, foi a relação deles com os humanos.

    ResponderExcluir
  20. Se vc ver meu gato de 13 anos, nao acredita na vitalidade dele...já um cachorro nessa idade, geralmente já tá bem mais "capenga"

    ResponderExcluir
  21. Eu discordei do que o rapaz disse, Rakk, que os gatos não evoluíram tanto quanto os cachorros... Vejo de outro jeito...

    Mas até que serviu pra você dar mais uma explicação legal! :)

    ResponderExcluir
  22. bom, os gatos se humanizaram menos...sorte deles!
    ah, eu abstraí completamente o que a pessoa disse ashuashujiasashu

    ResponderExcluir
  23. Hauehauehaueha
    Que feio...

    Como assim?! Cachorros humanizados e gatos menos humanizados?! Onde são humanizados?!

    ResponderExcluir
  24. ai, me expressei mal. agora não consigo me explicar, perdi a linha do raciocínio! deixa pra la! asashuasgyas

    ResponderExcluir
  25. confesso que não sei qual post é melhor...até agora todos os que li são excelentes! adorei mesmo!
    Tenho 1 cadelinha e 2 gatinhas resgatadas da rua, meu namorado está com 2 gatinhos. Não são animais que levamos para casa, mas sim nossos filhos. Não fomos nós que os resgatamos, mas sim eles quem nos resgataram, pois vários dos nossos conceitos, costumes, posturas e hábitos mudaram completamente por conta deles. Amamos nossos filhotes, se pudéssemos teríamos mais!! ADOTAR É TUDO DE BOM!

    ResponderExcluir

Au Au! Miau Miau!