terça-feira, 15 de março de 2011

Anticoncepcionais em Cadelas e Gatas - PERIGO!

Oi, gente! Me perdoem pela ausência, mas nesse meio tempo muita coisa aconteceu, mas o principal foi a falta de inspiração mesmo. Sugestões de posts são sempre bem vindas.
Hoje o assunto é bem sério. Por isso a imagem de alerta logo no início do post.
Eu já falei sobre cio de cadelas e cio de gatas nesses posts.
O cio nem sempre é algo agradável e desejado pelo dono, então algumas pessoas tentam evitar o cio usando anticoncepcionais facilmente encontrados em pet shops e até mesmo muitas vezes prescrito por veterinários (infelizmente...).
Mas, eu acho fundamental alertar sobre os riscos desses produtos.
Os anticoncepcionais são encontrados sob a forma de comprimidos ou injeções, e tendem a retardar ou suprimir a fase de aceitação sexual dos animais além de incômodos como o sangramento das cadelas.
Existe uma fase certa do ciclo do animal para se aplicar o anticoncepcional.  Na cadela, é mais fácil identificar essa fase, mas, na gata, por ser um animal que apresenta vários cios por ano, é bem mais complicado. As pessoas aplicam a medicação sem saber o período certo, o que pode acabar ocasionando mais problemas. Muitos aplicam a medicação quando o animal já está no cio o que é extremamente prejudicial para a saúde das fêmeas. Além disso, é muito comum gatas prenhas receberem a medicação por seus donos não saberem que elas estão gestantes. Na totalidade dos casos, os fetos irão morrer e ficar retidos no útero até que ocorra uma grande infecção colocando a vida da gata em perigo.
O uso de anticoncepcionais é um dos principais causadores de aparecimento de tumores de mama, infecções uterinas e tumores uterinos e de ovário, além de predisporem a doenças endócrinas, como o hiperadrenocorticismo, e promoverem resistência insulínica, provocando o surgimento da diabetes mellitus. Também pode ser observada falha, ausência ou descoloração do pelo no local da aplicação.
A infecção uterina é uma emergência e coloca a vida do animal em grande risco, e a única forma de tratamento é a cirurgia. As complicações dessa infecção uterina (piometra) podem incluir septicemia (infecção generalizada), insuficiência renal e pode levar a morte.
Na imagem, o útero de uma gata com piometra por uso de anticoncepcional. (O útero normal de uma gata tem aproximadamente a espessura de um dedo mindinho).

Outra grave complicação são as neoplasias mamárias, que geralmente são malignas e requer tratamento cirúrgico bastante invasivo e em alguns casos tratamento quimioterápico.

Muitas pessoas optam pelo uso de anticoncepcionais pelo baixo custo, mas, como sempre digo aqui, o barato sai caro, e neste caso especificamente, pode causar a perda do seu animal.

Como sempre, o recomendado é a castração, já falei bastante dela aqui no blog, sobre as vantagens, mas sempre tem pessoas que são contra e acabam fazendo opções errôneas.
Tem gente que acha errado castrar porque "judia"  e "mutila" o animal, mas não pensa nos filhotes quando os joga no rio ou abandonam na porta de alguém. Não pensam na mutilação e judiação quando é necessária uma cirurgia de remoção uterina emergencial por infecção ou numa mastectomia radical por tumor mamário.

De qualquer forma, castrar ou não é opção de cada um, mas uso de anticoncepcional é algo absurdo e inaceitável.
E não adianta comparar com o anticoncepcional humano, pois temos o ciclo menstrual e não o estral, ou seja, é totalmente diferente um medicamento do outro. (e muito menos dar anticoncepcional humano pra cadela, por favor!)

Bom, muita gente não sabe que anticoncepcional é prejudicial, então minha função como veterinária e defensora da causa animal é orientar. Agora vocês estão cientes, só espero que estejam conscientes também.

Abraços a todos ;)

4 comentários:

  1. Excelente artigo!
    De fato, muitos donos irresponsáveis optam pelo medicamento em vez da cirurgia que irá prevenir a prenhez. Até porque o custo, para alguns, é excessivo. Porém, quem ama seu pet sabe que alguns aparentes sacrifícios são necessários neste caso e que, posteriormente, o retorno é a tranquilidade do dono e a saúde perfeita do animal.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Letícia, muita gente sabe que faz mal mas não se importa, mas tem gente que não sabe mesmo que é prejudicial, por isso quis tanto ressaltar aqui que FAZ MAL! É o que eu digo sempre, o barato sai caro, e hj em dia se pesquisar, dá pra castrar por um preço não muito alto.
    Valeu pelo comment ;)

    ResponderExcluir
  3. Parabéns mesmo, Raki, mesmo eu tendo minhas gatas castradas acho bom ter essas informações, caso um dia saiba de alguém que está aplicando no seu animal.
    Deu dó da gatinha da foto, deitada tão impotente... =(
    Beijos! ^^

    ResponderExcluir

Au Au! Miau Miau!