terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Cuidados com os Olhos - Cães e Gatos

Os cuidados com os olhos não são tão complexos, para a maioria das raças de cães e de gatos, exceto para aqueles que tem olhos um pouco, digamos, proeminentes, que é o caso dos shih tzus, onde as chances de ferimentos são maiores.
Pelos olhos serem grandes e bem expostos, eles machucam com mais facilidade, podem esbarrar em objetos, plantas, brincadeiras com outros animais, ou o próprio animal ao animal se coçar.
Claro que acidentes podem ocorrer com qualquer animal, gatos podem sofrer arranhões durantes brigas, pelos podem entrar causando desconforto, com isso, o animal coça e se fere.
Mas, voltando ao assunto dos cuidados básicos, esses se aplicam as raças que tem o focinho curto (achatado) como os shih tzus (ih, eu falando deles novamente) gatos persas, entre outros "amassados". O focinho curto pressiona as glândulas lacrimais, ativando a produção excessiva de lágrimas.
Os animais de pelagem branca, como maltês e poodle, acabam ficando com manchas de lágrimas e secreções oculares nos pelos ao redor dos olhos.
Isso ocorre mais em alguns animais e menos em outros, vai da genética do próprio animal. O pelo fica manchado pois a lágrima é ácida e "queima" o pelo.
Não existe um método para evitar que o animal libere a secreção, até porque a lágrima tem importante função de proteção dos olhos, como impedir a entrada de microrganismos e até mesmo ciscos, pelos e afins. Protege também de lesões na córnea.
Então, o que se deve fazer, é a limpeza dos olhos nesses cães predispostos, se possível todo dia, se não for possível, pelo menos 3 vezes na semana.
A limpeza deve ser feita com gaze (melhor que o algodão, que pode soltar fiapos que entram no olho do animal) e solução fisiológica; soro, desses comuns de farmácia mesmo. Lembre-se de guardar na geladeira após aberto, senão ocorre contaminação. Caso não seja possível usar o soro, faça com água morna. Morna, não quente. Procure passar apenas em volta dos olhos pra não levar contaminação pra dentro do olho.
Quanto aos pelos claros manchados, recomenda-se esse mesmo procedimento, com um extra de vários produtos atualmente existentes no mercado que prometem sumir com as manchas. Alguns proprietários relatam ter encontrado bons produtos e ficaram satisfeitos, outros já me disseram que não resolveu. Aí também depende do tanto que o pelo já está manchado, o ideal é cortar esse pelo e cuidar para que o que for nascendo não manche também. Lembrando que essas manchas não são sinal de nenhum problema ocular com o cão, nem causam prejuízo nenhum. Apenas por estética.
Já a secreção dos braquiocefálicos, além de causar mau cheiro, pode causar infecções se ocorrer acúmulo excessivo. Portanto, a limpeza é fundamental.

Mas fora esses cuidados; quais os sinais de que tem algo de errado com os olhos de meu cão/gato?
Bom, ele vai se sentir muito incomodado, passando a pata, coçando ou esfregando. Pode ter secreções excessivas, amareladas. O olho pode adquirir um tom "azul embaçado" ou mesmo alguma outra cor anormal, e a vascularização sanguínea vai ser excessiva na parte branca do olho, deixando-o bem avermelhado.
Calma que não sai secreção verde-neon dos olhos dos cães, esse é um produto usado para que o veterinário detecte lesões na córnea.
Importante: Se o seu animal apresenta algum dos sinais descritos acima, não arrisque utilizar qualquer colírio, leve rapidamente ao veterinário. Um colírio incorreto pode causar várias complicações na cicatrização do olho acometido, seu médico veterinário de confiança poderá indicar o melhor para o caso de seu bichinho.

Outro probleminha, muito comum em cães, é a catarata, que é uma opacidade do cristalino, e ocorre principalmente em cães senis. Não existem colírios nem medicamentos que resolva o problema, mas li um texto bem interessante, este aqui, que cirurgias já tem sido feitas em cães, com 90% de sucesso. O texto lembra e eu reforço, a cirurgia é eletiva, (nome dado a uma cirurgia que não é fundamental para que o animal viva) já que muitos cães vivem com catarata sem maiores complicações. A cirurgia é custosa e requer extrema disponibilidade do proprietário para pingar colírios no pós-operatório.

Claro que existem diversas outras doenças que ocorrem em cães, mas meu objetivo aqui é apenas orientar para que o proprietário saiba diferenciar quando algo errado está acontecendo do que é fisiológico, procurando assim, seu médico veterinário de confiança que tomará as providências necessárias para a saúde de seu animal.



Beijinhos a todos ;)

7 comentários:

  1. MUITO MUITO MUITO interessante este post tia!!!!

    ResponderExcluir
  2. especial para olhudinhos como vc, Odie!

    ResponderExcluir
  3. "Mas, voltando ao assunto dos cuidados básicos, esses se aplicam as raças que tem o focinho curto (achatado) como os shih tzus (ih, eu falando deles novamente) gatos persas, entre outros "amassados". O focinho curto pressiona as glândulas lacrimais, ativando a produção excessiva de lágrimas" a-hááá, dessa vez vcs nao me pegaram! =DDD

    ResponderExcluir
  4. muito obrigada por o esclarecimento, me ajudou muio, achei que minha gatinha estava com cada problemas,mamae falava que é normal e mandava usar agua boricada para limpar, ta certo?
    bjs gabi

    ResponderExcluir
  5. tá certo sim, mas o mais indicado e suave é soro fisiológico. só se preocupe se sua gatinha começar a coçar/mexer e sentir dor, tiver muito vermelho e principalmente, se tiver secreção com aspecto de pus. Ai, corre pro veterinário dela =D

    ResponderExcluir

Au Au! Miau Miau!