sábado, 14 de maio de 2011

Eutanásia em Cães e Gatos





A eutanásia é permitida por lei e pela ética veterinária, desde que este seja o desejo do proprietário e feita por um médico veterinário.
A maneira correta de ser feita é aplicando uma injeção de anestesia (de preferência uma dose muito alta, para garantir que não haverá dor) algumas vezes o animal morre já na anestesia. Quando não acontece, é feita uma segunda injeção que paralisa o coração.
Mas, isso é apenas a informação técnica, quem costuma ler meus posts sabe que eu não me prendo a textos técnicos, e sim procuro fazer textos para realmente orientar pessoas que amam animais, assim como eu amo.
Bom, eu já fiz eutanásia uma  vez, de uma cadelinha que eu atendi durante alguns meses, mas que tinha câncer na coluna e foi tendo várias complicações. A eutanásia foi uma experiência horrível e eu jurei pra mim mesma que jamais faria de novo, por dinheiro algum.
Isso não significa que eu seja contra, tem casos em que o bichinho sente muita dor, não consegue mais andar, defecar, urinar, comer, beber água, e acho até crueldade e egoísmo deixar o bicho viver nessas condições.

A eutanásia é indicada em que situações? - Quando o animal não tem mais qualidade de vida, está na situação que eu citei acima,
- Quando a doença que ele tem é irreversível, incurável, sem a menor chance de melhora e degenerativa, quando vai ficando cada vez pior e sofrendo mais.

Existem veterinários que sugerem eutanásia sem ao menos tentar um tratamento. Meu conselho é que sempre consulte outros veterinários para ter certeza de que a eutanásia é realmente necessária, sempre faça os exames pedidos para a certeza do diagnóstico. Não seja precipitado.
Por outro lado, não deixe seu bichinho sofrendo, apenas por não querer perdê-lo. Isso é muito mais cruel do que a eutanásia, que é uma morte sem dor.
Não acredite em prazos de vida, animais são seres vivos e nenhum veterinário tem bola de cristal, então não se prenda a "prazos de validade" dado por alguns profissionais. A morte é algo que não podemos prever, apenas conduzir para que ocorra com o mínimo possível de sofrimento.

Claro que precisamos citar os proprietários que querem fazer eutanásia porque o cachorro tem carrapato, porque tem alguma deformidade, alguma coisa simples e curável. Qualquer veterinário ético coloca esse tipo de gente pra correr do consultório.
Eutanásia não é e nunca vai ser brincadeira, adotar um animal não é brincadeira, a partir do momento em que ocorre o comprometimento da adoção, a pessoa deve estar ciente de que deve arcar com custos, com possíveis tratamentos e trabalho para cuidar do seu bicho.
Animal, sendo ele de rua ou não, não é uma roupa velha, que quando a gente cansa, doa pra alguém, abandona, quando fica velho, joga fora.
Animal é vida, e deve receber de volta todo o amor incondicional que eles nos dá.


Obrigada a todos que me mandam e-mails confiando em meus conselhos, aos que sugerem posts e que me dão forças para escreve-los. Esse foi sem dúvidas o mais difícil de sair, enrolei com ele por meses e nunca conseguia sair do primeiro parágrafo. Hoje foi. Espero que gostem. Beijos, Raquel.
raquel.catena@gmail.com

3 comentários:

  1. essa é sem duvida a decisão mais dificl e mais dolorida q se tem a tomar com relaçao a eles...

    ResponderExcluir
  2. Raquel, gosto tanto de seus posts, pena que demoram tanto... Esse é um assunto muito delicado. Algumas pessoas defendem a eutanásia como forma de abreviar o trabalho que terão com seus animais! Eu, particularmente, acredito que não temos esse direito. Até que ponto nós sabemos que chegou o fim? São tantas perguntas... Resgatei uma york na rua que teve cinomose. Cuidei dela até o último minuto. E ela esperou que eu chegasse do trabalho para se despedir de mim. Muito polêmico esse assunto!
    Beijinhos,
    Lis

    ResponderExcluir
  3. Sofia, meus posts são sempre feitos com muito amor e dedicação, não consigo me imaginar postando qualquer coisa só pra dizer que postei...por isso demora...nem sempre vem a inspiração, o estado de espirito e as palavras certas.
    Eu concordo com você, em partes...enfim, é um assunto muito polêmico e cabe a cada ser humano decidir, com muito amor, o que é o mais justo para o seu animal. Infelizmente eles estão em nossas mãos...espero que nas melhores mãos possíveis né...
    beijão, querida

    ResponderExcluir

Au Au! Miau Miau!