quarta-feira, 6 de abril de 2011

Toxoplasmose - Globo e Seu Serviço de Desinformação Pública

No dia 04/04/11, a personagem de Camila Pitanga na novela das 21h Insensato Coração da Rede Globo, protagoniza uma cena, no mínimo, Insensata e que certamente já deve estar contribuindo para inúmeros abandonos de gatos.

Na cena (pode ser conferida aqui http://www.youtube.com/watch?v=VdU-ZyNDvQ4 ), apareceu uma gatinha tricolor em cima do capô do carro da atriz Camila Pitanga!

Carol (personagem de Camila Pitanga) se vira para Claudinha e diz: - Nossa que fofo! Olha Claudinha! Pera lá, eu não posso pegar não. Pega para mim Claudinha! Como é que a gente vai sair de carro.
Claudinha fala: - Por que? Vc adora gatos!
Carol (personagem de Camila Pitanga) diz: - Eu adoro, mas eu não posso! Eu não posso nem chegar perto. A Sonia disse... Eu corro risco de pegar toxoplasmose. É perigoso! Vai... Pega com jeitinho! Ai que amor!!!

Depois dessa cena, aparece André (personagem de Lazaro Ramos) olhando um site.
O William (personagem de Leonardo Carvalho) entra e pergunta : - O que vc tá vendo ai que está tão concentrado assim?
É que eu ouvi a Carol dizer hoje que não podia pegar um gato porque senão ela podia pegar toxoplasmose, eu tô querendo saber mais!

Temos que nos unir e pedir uma retratação dessa informação junto ao telespectador!!
Vamos ser a voz dos milhares de gatinhos que poderão sofrer as conseqüências da irresponsabilidade de um autor desinformado!
A novela Insensato Coração é Escrita por Gilberto Braga e Ricardo Linhares e com direção de Dennis Carvalho.

Fale com a Globo: http://falecomaredeglobo.globo.com/
Tel da Globo: 11- 40022884
 




18 comentários:

  1. aki eh um site da globo....nao sei eh da rede globo mais deve ser...
    este site diz q mantenha distancia de gatos..
    http://oglobo.globo.com/vivermelhor/mat/2008/09/04/toxoplasmose_efeitos_da_doenca_sao_irreversiveis-548094977.asp

    ResponderExcluir
  2. Ai Carine, fiquei ainda mais desanimada agora, é muita ignorância junta!
    Temos que nos unir e tentar fazer eles se retratarem em relação a esses absurdos!
    Valeu pela informação!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Absurdo são vocês, loucos. A televisão não tem o objetivo de educar, mas de entreter. Não se pode cobrar que a TV nos ensine coisas edificantes a todo minuto. Esse diálogo é comum no dia a dia das pessoas, só foi reproduzido na novela. Que ensina é escola, os pais, a leitura.

    ResponderExcluir
  4. Cara isso é foda, já não basta terem colocado um monte de programas sem cabimento e agora uma dessa!?!?!

    ResponderExcluir
  5. Nossa, que revolta que me dá...pior, saber que as pessoas com certeza vão acreditar, pois, "se a Globo falou...." que ódio. Já mandei meu recado pra equipe deles, pedindo que se informem, divulguei essa postagem também no meu twitter... as pessoas tem que parar de ser ignorantes, principalmente esse pessoal de televisao que, ao invés de ajudar, só atrapalha.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Eu vi a cena! Bem típico da Globo! Completa falta de respeito e ética ao divulgar informações!

    ResponderExcluir
  7. Coisa mais ridicula esse povo mal informado...Detesto esse tipo de coisa, agora gnt bruta q nem eles, vão maltratar mais ainda os animais ¬¬'

    ResponderExcluir
  8. Eu não vi nada demais ela disse o q o povo fala q não conhece a doença. Mas vamos ser sinceros gatos andam por tudo caçam não são muitos simpaticos a pratica de banho como os cães.

    ResponderExcluir
  9. Eu não assisto a novela, mas o que custaria o André se esclarecer no site? Dizer que viu que não tem problema, se o gato é sadio, e que LAVAR AS MÃOS sempre depois de tocar no gato, ou no cocô do gato! Isso é saúde pública!

    ResponderExcluir
  10. Obrigada a todos que comentaram e mandaram e-mails, e divulgaram o site!

    ResponderExcluir
  11. Para a pessoa que disse que novela nao é informativo e sim escola, familia, etc, concordo. A novela nao deve dar aula sobre toxoplasmose, mas o mínimo que deve ser feito é não dizer coisas que são irreais, ainda mais se tratando de saúde pública. Lógico que todos deveriam sair pesquisando sobre a doença, mas as tias que assistem novela e lavam roupa o dia inteiro não estão muito preocupadas com pesquisa, elas confiam na informaçao que a novela passa e pra elas ja basta. a globo se acha tão influente, cheia de dar liçõezinhas nas pessoas, poderiam ter feito isso dessa vez.

    ResponderExcluir
  12. Oi Raquel, olha o que a Globo respondeu:

    "Respeitamos sua crítica, que será encaminhada à equipe da novela Insensato Coração.

    Entendemos sua preocupação, mas destacamos que a referida cena registra o encontro entre a personagem Carol (Camila Pitanga) - que está grávida - e um gato de procedência desconhecida. Na sequência, o desfecho da trama é conduzido pelo personagem André (Lázaro Ramos), que, sem conhecer as formas de contágio da toxoplasmose, vai em busca de mais informações sobre o assunto. Entendemos que as novelas, como obras de ficção sem compromisso com a realidade e inseridas na categoria entretenimento, desempenham o papel justamente de suscitar o interesse, a curiosidade e a reflexão sobre temas da atualidade.

    Está a cargo de outros programas de nossa grade de programação esclarecer e informar o telespectador com opiniões de especialistas e resultados de descobertas científicas. A importância da consulta a profissionais de saúde é destacada sempre em nossas coberturas jornalísticas, assim como nas campanhas institucionais de entidades do segmento que a Rede Globo veicula gratuitamente com regularidade."


    ...
    Ou seja, era "brincadeira" porque a novela é a uma obra de ficção? E você acha que todo mundo tem condições de buscar informação?
    Espero que tomem uma atitude e que mais gente tenha reclamado sobre isso!

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Pra passa rinformaçõe sobre violência e prostituiçã a globo é boa, passa a informação direitinho, mas em relação à uma doênça, ela não sabe passar a informação direito, tem alguma coisa errada ai, vocês não acham?! E esse tal de Obey ai, bem se vê que ele é "educado" pelas novelas globais, pois ele também é muito ignorante.

    ResponderExcluir
  14. Oi Vivian...já que o Lazaro Ramos foi pesquisar a respeito, pq eles nao fizeram um diálogo dele esclarecendo? É um assunto importante, poxa. Fiquei com muita raiva disso tudo. Valeu por mandar o e-mail de resposta pra gente ver que nível que é. E seu comentário final é o ponto chave da questão: desde quando todos tem acesso a informação? que raiva viu...
    valeu pelo apoio, beijos!

    ResponderExcluir
  15. Tcherys, pra fazer cobertura completa de desgraça e explorar o sofrimento humano, eles são bons mesmo.
    pra conscientizar pessoas, não.
    dá pra ver que muita gente como o fulano lá de cima se acha o espertão, mas na verdade, é mais um ignorante grosseiro. o mundo tá cheio de gente assim.
    valeu pelo comentário! beijao

    ResponderExcluir
  16. Sinceramente... o que se esperar de novela??? que eduque? Quem assiste por si só ja tem cabeça fraca...

    ResponderExcluir
  17. Vou te contar… Que preguiça que isso me dá…

    Novela não tem o intuito de educar (que é a cargo de outros programas da grade), só de entreter…

    Então, por que a cena? Não tinha um tom de "aviso"?! Quer suscitar o interesse em pesquisar de uma população ignorante, acostumada a ser educada por novelas?! Como se não soubessem…

    E se a intenção não era "avisar", então, porque a cena?! E se era pra "avisar", custava a própria "Carol" ter completado a frase?! Assim: "Eu adoro, mas eu não posso! Esse gatinho é desconhecido. Não sei de onde veio. A Sonia disse... Eu corro risco de pegar toxoplasmose. É perigoso! Se fosse um gato que eu soubesse que é tratado… Vai... Pega com jeitinho! Ai que amor!!!"?! Ou, na cena seguinte, o cara respondendo: "É que eu ouvi a Carol dizer hoje que não podia pegar um gato porque senão ela podia pegar toxoplasmose, eu tô querendo saber mais! Mas, pelo que tô vendo, só tem risco se for um gato desconhecido, porque não dá pra saber o que ele andou caçando. Um gato de dentro de casa, bem tratado, não… E, assim mesmo, basta lavar bem as mãos depois do contato… Ela exagerou…"?!

    Mas, supondo que ele não soubesse que ela tava grávida e descobrisse assim e quisessem fazer a cena pra haver essa descoberta (o que parece), o texto poderia continuar citando o cuidado em relação a uma gravidez e ele fazendo a ligação com a preocupação dela… Difícil disso, é que a cena ficaria longa e explicativa demais… Ou seja, se queriam fazer uma cena pro cara descobrir, que usassem outra das milhares de formas!! O que demonstra que tinham intenção de "informação", sim!! E, depois, "lavam as mãos"…

    Preguiça dessas coisas… ¬¬

    ResponderExcluir

Au Au! Miau Miau!