sexta-feira, 15 de abril de 2011

Ah, se eu tivesse castrado antes...

Olá, gente...
Eu sei que eu falo horrores aqui sobre castração, por milhões e milhões de motivos, como já descritos em posts anteriores.
Acontece que, mesmo eu falando e tentando conscientizar as pessoas, acabei cometendo o erro de não castrar a minha cadela Hanna, de quase 8 anos de idade. A decisão não cabia apenas a mim, pois ainda estudava e não tinha (e nem tenho ainda) dinheiro pra essa cirurgia.
Então, vou usar o meu exemplo, o meu erro, pra instruir vocês e orientar, já que pode acontecer com qualquer um.
Minha Hanna estava tristinha, meio desanimada (ela é super agitada) e parecia ter dificuldade em subir e descer dos lugares, além de não querer mais comer a ração. Logo pensei em doença do carrapato, já que é super comum aqui na minha cidade e ela teve uns carrapatinhos a um tempo atrás.
Mas, algo me dizia que era coisa mais séria, fiquei desesperada sem mesmo ter feito um exame.
No dia seguinte já marquei exames de sangue pra ela, onde a parte de plaquetas (que detecta a doença do carrapato) estava normal, mas em compensação os leucócitos estavam altíssimos, entrei em desespero e logo pensei em infecção uterina, marquei ultrassonografia e meu diagnóstico foi confirmado. Fiquei arrasada, preocupadíssima.
Corri ligar para colegas para tentar marcar a cirurgia, felizmente consegui para o dia seguinte cedinho, passei a noite em claro.
Durante a anestesia correu tudo bem, o útero dela estava com um acúmulo de pus um pouco maior do que previsto no ultra-som, talvez tenha acumulado mais durante a noite, sendo um pouco mais complicada a cirurgia do que prevíamos.
Foi feita anestesia inalatória, eu previa que ela acordaria logo, quando a vi tão tristinha, dormindo e com dor, fiquei muito desesperada...tive que sair de casa pra trabalhar e foi muito agoniante, quando voltei pra casa levei soro e medicações mais fortes pra dor, além dos antibióticos. Isso a deixou melhorzinha, pro meu alívio.
Ela agora está se sentindo melhor, consegue comer algumas coisas (ração em pasta e uma dieta especial que eu preparei pra ela) e está sem sinal de dor.

Fiz esse post no intuito de alertar as pessoas novamente a respeito da castração, pois se ela tivesse sido castrada mais jovem, ela não teria que fazer essa cirurgia de emergência, correndo o risco de morrer. Não desejo a ninguém o sofrimento dela e o meu sofrimento com medo de perdê-la.
A evolução da piometra (infecção/acúmulo de pus no utero) é muito rápida, e se não detectada e tratada a tempo, o animal morre. Requer muitos cuidados pós-cirúrgicos e causa muita dor na cadela.
Além da castração ser uma forma de controle populacional canino  é também uma forma de evitar doenças graves como a piometra e tumores mamários.
Caso você queira cruzar seu cão, cruze e depois o castre, não cometa o mesmo erro que cometi.
Ficou essa lição pra mim, nunca mais quero fazer um animal meu sofrer e vou cada vez mais tentar reforçar essa idéia para as pessoas.


Olha a carinha da minha princesa depois da cirurgia, tristinha, cansada e com dor, não deixe seu animal passar por isso.

Castração não é maldade, é prova de amor!

Abraços a todos, e mandem energias positivas pra minha filhota, serei muito grata! =)

8 comentários:

  1. Força para a linda da Hanna! É até estranho a ver assim, geralmente é tão serelepe :(
    Eu também aprendi com castração, o Bingo teve que perder um olho para que minha mãe resolvesse castrar, ela tinha dó. Mas agora ele é bem mais quieto e não sai mais na rua para "brigar" por cadela no cio.
    Agora só falta o Dracon, mas ele só quer cruzar com machos :|
    Enfim
    Força para a Hanna lidna!

    ResponderExcluir
  2. Tadiiinha Raki! =(

    A minha tem 7 anos, eu nunca castrei mas é pq ela é gorda... e aqui é casa é muuuito difícil controlar pq a minha avó que fica com ela a maior parte do tempo e fica dando tudo que é porcaria pra ela, e ela ta cada vez mais gorda. Se castrar ela vai explodir! Não sei o que fazer ><

    ResponderExcluir
  3. Oi tia Raquel! Espero que a Hanna esteja boazinha logo! Foi só um susto daqueles, né? Estamos todos torcendo por ela! O Tove está perguntando da promoção do vira-lata mais bonito da internet! Será que ele já é um astro e não sabe?
    Beijinhos,
    Sofia

    ResponderExcluir
  4. Ah, Sofia, foi um susto enorme...ela está vomitando por causa da dose alta do antibiótico, mas agora entrei com medicação pra vômito e vou tentar dar menos comida...um pecado!
    E o concurso do vira lata mais lindo...recebi tanto e-mail, com tanta história bonita (chorei horrores) que não tive coragem de escolher um e não outro, vou postar todos! Faltou tempo, mas em breve todos estarão aqui! ^^

    ResponderExcluir
  5. Eu tinha dó de castrar a Hanna, mas foi muito pior ter que castrar assim, de emergência, com risco dela morrer. Ela agora nao teria que tomar doses cavalares de antibiótico e nao estaria passando mal =/

    e Pri, a castraçao nao necessariamente engorda o bicho, vai mais da "dieta" proporcionada pelas avós (entendo pq na minha casa é a mesma coisa) a Hanna já é gordinha, vou observar se ela vai engordar ^^

    ResponderExcluir
  6. Então, mas eu ouvi falar que SE você não cruza a cachorra, a probabilidade de ela ter problema no útero é muito maior, do contrário de uma cadela que já cruzou. Estou errado?

    ResponderExcluir
  7. Não interfere muito, e na prenhez ela tb corre riscos, de ficar alguma placenta, complicações no parto e tal...no fim, acaba sendo as mesmas chances.
    Mas eu li em um trabalho que realmente as fêmeas que nunca pariram tem mais infecção. Mas foi apenas um dado de pesquisa em um determinado local, nao é regra.

    ResponderExcluir
  8. Ahh… Tadinha…


    Sugestão de post: Homessexualismo animal. Inspirado no post de Ephemeral.

    ResponderExcluir

Au Au! Miau Miau!