segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Sarnas Cutâneas de Cães e Gatos - Pegam nas Pessoas?

Olá, estou fazendo este post especial para a minha amiga Myrian, que sugeriu esse assunto, já que as pessoas têm muito preconceito com cães com sarna que estão na rua. Raramente encostam neles, e quando os cães de casa são acometidos, muitas vezes querem se livrar dos animaizinhos.
Assim como no post de toxoplasmose, na pesquisa que fiz, fiquei bem decepcionada.Vários textos afirmam que a sarna sarcóptica canina pega no ser humano. Mas não explica direito. Deixa a impressão que se alastra pelo corpo todo da pessoa e faz aquele terrorismo que as pessoas adoram fazer em torno das doenças de animais.
Mas, vamos lá: Não vou me prender aos nomes científicos de sarnas, ok?
Nossa primeira inimiga é a Sarna Sarcóptica, a doença causada por ela é chamada de escabiose. Acontece que tem a escabiose canina, a felina e a humana. Não, não é o mesmo bichinho exatamente, são todos "parentes", mas um gosta de pessoas, outro de gatos e o outro de cachorros. Quando um ser humano manipula um cão com escabiose ele pode vir a pegar a doença sim, mas o parasita logo vai notar que "se enganou" e logo morre. Já manipulei muitos cães com escabiose intensa e o máximo que me aconteceu foi aparecer uma lesão inferior a uma picada de mosquito. Nossa, que grave não?!
A sarna sarcóptica, tanto em pessoas como em animais (cada qual com seu bichinho específico, não esqueça) causa muita, mas muuuita coceira, porque a sarna é um ácaro que "cava" galerias na pele a fim de se reproduzir dentro delas. Em animais, ocorre queda de pelo, vermelhidão da pele, presença de secreção.
O diagnóstico é feito através da sintomatologia e o raspado de pele, para diferenciar de outras lesões cutâneas. O tratamento é simples, feito através de banhos ou medicamentos modernos pour-on (que aplicam no dorso).
*IMPORTANTE: A escabiose é extremamente contagiosa entre cães. É válido isolar o animal acometido dos demais.

Outra sarna cutânea que acomete somente os cães é a Sarna Demodécica, a demodicose. Nós humanos temos ela na versão humana (vive em nosso corpo e não interfere em nada na nossa saúde).
Nos cães, em geral, também não.
A demodécica geralmente é transmitida da mãe para o filhote enquanto ela o amamenta, a mãe pode não ter os sintomas mas o filhotinho, se tiver queda de imunidade, pode vir a ter. Pode ser que tenha apenas na vida adulta, e o mais comum, que nunca manifeste. A doença ocorre quando há um desequilíbrio da flora cutânea e a sarna acaba se espalhando. As lesões são mais focadas, ao contrário da escabiose, que se alastra rapidamente. A demodicose costuma aparecer ao redor dos olhos, formando "óculos", ao redor da boca e nas patas (já que o animal geralmente adquire mamando). Mas pode se alastrar pelo corpo todo do animal, deixando a pele grossa por excesso de queratina e outras substâncias. Causa queda de pelo. Nesses casos o diagnóstico se torna mais difícil e se confunde com o da escabiose.
Ao contrário da sarna sarcóptica, a demodécica não causa coceira e NÃO É TRANSMITIDA DE UM CÃO PARA O OUTRO MUITO MENOS PARA O SER HUMANO. Por isso a importância da diferenciação das duas.
Esta sarna é mais grave, apesar de não parecer, já que o tratamento é prolongado e o animal pode ter a doença outras vezes durante a vida, geralmente quando sua imunidade diminui. Fêmeas que já tiveram a doença não devem cruzar.

A sarna de gatos (viram como eu não esqueço dos gatos?) além da escabiose, é a Sarna Notoédrica, altamente contagiosa ENTRE FELINOS (eu disse entre felinos) portanto, é importante isolar o animal acometido dos outros gatos caso tenha mais de um.
Geralmente começam na ponta das orelhas, espalhando pela face, causando intenso prurido (coceira), crostas e espessamento da pele.

Para concluir: Não deixe de acolher um cão de rua porque ele está com lesões de sarna. Se você estiver com nojo por causa das crostas, coloque uma luva e cubra o carro com plástico/panos, mas não deixe o preconceito dominar na hora do resgate de um bichinho. Lembre-se sempre: Seres humanos não são tão irresistíveis assim, a sarna ainda vai preferir o cachorrinho! hehehe

PS.: Isso serve para pulgas e carrapatos. O carrapato vermelho do cão, que é o que vemos mais comumente em cães e não é o carrapato estrela ao contrário do que pensam (o carrapato estrela vive em pastos e é o carrapato do cavalo) ele dificilmente pica outro animal sem ser o cão. Ele não gosta nem de gatos. Então é balela aquela história de que "o gato que passeia no muro de casa passou carrapato para meus cães" ok?
Já a pulga sim, adora o gato. Prefere gatos, mas em cães com alta carga parasitária, encontramos pulgas também.
Espero que a Myrian e os outros leitores gostem do post, sugestões são sempre bem vindas e eu adoro (tentar) derrubar tabus e preconceitos.







(post sem imagens devido a falta de credibilidade das imagens do google.)

10 comentários:

  1. Eu não sabia disso! Mas o que eu faço se vir um bichinho com sarna? Levo pro veterinário e arco com os custos? É muito caro? =/ *muquirana*

    ResponderExcluir
  2. Então, você pode se tornar protetora, se filiando a ONGS. essas pessoas conseguem descontos em consultas e internações em clinicas filiadas. Depois que o animal está curado, vc paga a castração por um preço tb mais barato, vacina e ele vai pras feiras de adoção. Acho que funciona assim em vários lugares.

    ResponderExcluir
  3. Eu fiquei besta foi com isto: "(post sem imagens devido a falta de credibilidade das imagens do google.)" e fui olhar…
    Diria que as imagens são bem feias… Mas por que não seriam confiáveis?

    ResponderExcluir
  4. ah, as imagens são mal organizadas, vc pesquisa foto de sarna sarcóptica, aí ve bem,a legenda não está correta e nao bate com a busca...pra não colocar foto da "doença errada", preferi não colocar.

    ResponderExcluir
  5. Fora que as fotos são horrorosas, mesmo.

    ResponderExcluir
  6. Brigada Raki! O dia que sugeri isso tinha acabado de socorrer um pequeno todo imundo la na escola, mas ele nao estava com sarna, só MUITO sujo mesmo... e o inspetor tava tentando tirar ele da escola com uma cadeira pq tava com medo dele ta com sarna.
    O coitadinho tava tremendo de medo...

    ResponderExcluir
  7. ps: adorei hehehehe
    Há!!! O que algumas pessoas não sabem é que algumas pessoas não sabem é que algumas prefeituras (é o caso de Jardinópolis) castra animais de rua gratuitamente, desde que alguém fique responsavel por ele como cão comunitário e, dependendo do que o bichinho tem, se for coisa simples, eles já tratam ele.

    ResponderExcluir
  8. deve ser o cão que um grupo de pessoas fica responsável...já vi isso em empresas, ruas onde a vizinhança é unida...é legal.
    pena que, na hora de colocar a mao no bolso, a maioria pula fora.

    ResponderExcluir

Au Au! Miau Miau!