quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Neoplasias em Cães e Gatos

As neoplasias, mais conhecidas como câncer, se tratam de uma proliferação de determinado tipo de célula de forma descontrolada e acelerada, sem organização, prejudicando o organismo de diversas formas. A causa é desconhecida, apenas a prevalência é maior em animais de idade mais avançada.
As neoplasias podem acometer vários órgãos e tipos celulares, podem ser benignos ou malignos; dentro dos malignos, existem graus de malignidade. Quanto mais firme e aderido ao órgão, quanto mais vascularizado, quanto mais rápido o crescimento dessa neoplasia e mais rápido aparecimento de metástase, mais maligno o tumor é. Mas a malignidade pode ser classificada em graus apenas por estudo histopatológico. Um tumor benigno também pode vir a se tornar maligno.
A metástase consiste na disseminação do câncer do local inicial para outros órgãos, por via sanguínea ou linfática, atingindo em cães principalmente os pulmões.
Os tipos de neoplasia mais comuns em cachorros são: TVT, o Tumor Venéreo Transmissível, uma neoplasia que ocorre na área genital e é contagiosa, por meio do ato sexual (mais um motivo para a importância da castração) e pode ser evitado simplesmente impedindo que o animal cruze.
As cadelas e gatas são frequentemente acometidas por neoplasias mamárias, mais comum em cadelas, mas costuma ter mais malignidade nas gatas. Quanto mais jovem o animal é castrado, menor são as chances de câncer de mama. Quando castradas antes do primeiro cio, as chances de tumor mamário são praticamente inexistentes. Animais que sofrem de gravidez psicológica tem maior predisposição.
(Cada dia a gente percebe mais e mais vantagens em castrar, né!)
Os machos também costumam ter tumores testiculares e prostáticos, também evitados com a castração.
Animais albinos (com a pele rosa) tem maior predisposição a neoplasias cutâneas.

**SINAIS DE UMA POSSÍVEL NEOPLASIA: Em tumores internos, a detecção é mais difícil e geralmente acontece num estágio mais avançado da doença. Se preocupe com emagrecimento repentino (lembrando que várias outras doenças causam emagrecimento, então não precisa se desesperar achando que seu cão tem câncer só por isso). De qualquer forma, procure seu veterinário, pois pode haver algo de errado.
Na pele: Observe feridas que não cicatrizam e aumentam de tamanho, nódulos sólidos subcutâneos, nódulos com aspecto de "couve flor" na pele e na área genital, feridas que sangram com frequência, e em fêmeas, fiquem sempre de olho nas mamas, palpando todas, e se preocupe se encontrar carocinhos duros.
Não deixe o tempo passar caso detecte alguma dessas lesões, quanto antes o seu cão foi tratado, maiores são as chances dele não ter metástase e viver mais tempo ao seu lado.

**DIAGNÓSTICO: Depende da neoplasia, mas com uma bateria de exames de sangue, radiografias, ultra-sonografia e punção biópsia aspirativa (PBA), exame histopatológico do material retirado, somando aos sintomas, o médico veterinário consegue chegar ao diagnóstico.

**TEM TRATAMENTO?
Tem! Claro que nem todos os casos, mas muitos cães conseguem sobreviver muito tempo depois de diagnosticada a doença.
Em geral, o primeiro passo na grande maioria das neoplasias, é a retirada cirúrgica. Em tumores de mama, toda a cadeia mamária deve ser retirada (mastectomia radical) e é indicada a castração na mesma cirurgia.
Essa foto é de uma mastectomia radical, é uma cirurgia complicada, com um pós operatório difícil, mas é o mais indicado para que não ocorra a disseminação das células tumorais para outras mamas e órgãos.

Em alguns casos, como em tumores ósseos, é indicada a amputação do membro afetado. Muitas pessoas ficam com medo e preconceito de realizar este procedimento, mas como eu sempre digo aqui: Os animais não ficam se sentindo inferiores por conta da amputação, afinal, um cachorro não fica apontando e dizendo: "olha lá, um deficiente, um amputado!"
Aliás, o ser humano poderia aprender com os animais esse comportamento, né? Seria muito mais fácil para mulheres mastectomizadas e pessoas amputadas lidar com a situação. Enfim, faça sempre o que seu veterinário de confiança indicar, e se você tiver receio, pode e deve procurar oncologistas veterinários, hoje em dia tem bastante gente especializada nisso, tanto em cidades maiores como em universidades.
Também tem o tratamento quimioterápico para cães, que em geral não causa tantos efeitos colaterais como em humanos, como perda de pelos (cabelos) e náusea muito intensa. Mas, o controle hematológico é importante, pois assim como em humanos, muitas células sanguíneas morrem e acaba ocorrendo anemia severa e queda da imunidade.
A radioterapia infelizmente não está presente na realidade veterinária por enquanto aqui no Brasil, pois o equipamento é extremamente caro.

Para finalizar, gostaria de dizer que receber o diagnóstico de que o animal está com câncer não é nada fácil pro proprietário, pro veterinário também é difícil dar essa notícia. A maioria dos casos ainda tem um final infeliz, mas com os avanços da medicina e o diagnóstico precoce, muitas neoplasias podem ser curadas ou controladas, e em muitos casos, o animal consegue ter uma sobrevida longa e de qualidade.
Nunca leve em consideração a frase "seu animal tem X meses/dias/horas de vida"; nenhum veterinário é Deus e ninguém tem bola de cristal para prever quanto tempo de vida outro ser tem.
Faça a sua parte, leve seu animal pra ser tratado, e o veterinário faz a dele, de tratar. Deixe de lado as previsões. Aproveite o máximo seu animalzinho!

Vida longa a todos eles!

10 comentários:

  1. A Christie ia amputar é meu braço se eu amassasse as tetinhas dela. xD
    Desculpe u_u
    Gostei do seu post, principalmente o que você diz sobre amputação... é triste como a gente repara nos outros =/
    Eu castrei minhas gatas antes do cio \o/

    ResponderExcluir
  2. Aeee! Então nem vai precisar amassar tetas de gatos e ter o braço amputado! Minhas gatitas foram castradas novas tb...só a Hanna q eu fuço nas tetas dela direto, mas é tão puta que gosta, até fica de barriga pra cima...
    A labrador do Eduardo que tem mais ou menos a mesma idade da Hanna (7 anos) quando fui lá em dezembro palpei as tetinhas dela e achei 2 tumores pequenos...avisei a familia os avós dele e ela já foi operada [/puxa saco] uhauhsa zueira, assim como eu gostaria que sempre verificassem meus bichos, sempre verifico o bicho alheio. Quando vou na casa de alguém que tem bicho, já me pego verificando linfonodo, se tem ferida..huashusuh

    ResponderExcluir
  3. *mas é claro, cobro consulta no final uhashuas -n

    ResponderExcluir
  4. Dra. Raquel adorei seu blog e a maneira como escreve seus textos! São de facil compreensão, linguagem clara (popular), e vão direto ao ponto!

    Tenho 3 au-aus femeas e 1 macho, todos castradissimos! Peregrinei mto até achar uma VET maravilhosa e que me explicou direitinho o q era a castração e não me cobrou os olhos da cara!

    bjos.

    ResponderExcluir
  5. Tive um cão nesse estado a pouco tempo..
    ele teve que ser operado para a retirada de todo o sistema reprodutor por causa do tumor.....
    pena que ele ja estava velho (13 anos), e a operação foi muito complicada, além do tumor ja estar muito grande.... depois de alguns dias ele veio a falecer...
    por isso de sempre verificar se o animal esta bem e hoje dou muito valor a castração (no caso dele eu fui castrar com mais de 10 anos por outros problemas q ele teve)

    ResponderExcluir
  6. Que bom que estou cumprindo meu objetivo, que é postar textos simples para orientar e ajudar os donos de animais. Fico feliz que tenham aprendido a importancia da castração, gostaria que todas as pessoas pensassem como vcs, mas infelizmente é dificil...
    e que pena, Marco, o que aconteceu com seu cão...=/

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Gostaria de parabenizá-la pela qualidade do blog/post. Por coincidência identificamos ontem um nódulo no rosto do Teddy, meu poodle (como ele é peludo nessa região, ainda não havíamos visto)...
    Ele possui uma idade avançada e algum tempo atrás sofreu um derrame perdendo a mobilidade das patas da frente. Na época muita gente falou até em sacrificá-los (ele é uma junção de poodle com salsichinha e por seu tipo ósseo - baixinho- Sente muitas dores nos ossos de trás). Ao perder a mobilidade da frente, ficava se arrastando pela casa, mesmo sentindo dor, com as patas que restavam... Era uma dó.
    Com a medicação passada pelo veterinário para o fortalecimento dos ossos, ele logo melhorou, e hoje mesmo de vez em quando tendo recaídas, está melhor que antes (abana o rabinho, pula... Coisas que antes do derrame, não fazia)
    Ele é um cachorro doce, carinhoso e muito amigo. Vamos levá-lo ao veterinário e torcer para não ser nada... :)

    ResponderExcluir
  8. Obrigada por gostar do post e do blog, e que bom que vcs resolveram cuidar do caozinho mesmo com tanta adversidade. que bom que ele melhorou, e espero que nao seja nada o nódulo dele ;D
    beijos, Jéssica!

    ResponderExcluir
  9. Castrem seus animais ainda jovens.

    Vocês minimizam a principal causa de óbito de cadelas de meia idade , o câncer de mama.

    ResponderExcluir
  10. Tem toda razão ^^
    minimiza e MUITO, praticamente reduz a zero!

    ResponderExcluir

Au Au! Miau Miau!