terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Gatos, Gravidez e Toxoplasmose

Sempre que falamos em gravidez e toxoplasmose, os gatos saem como os grandes vilões dessa história, e infelizmente li vários sites de médicos dizendo que mulheres grávidas devem mesmo se livrar dos seus bichanos durante a gravidez. Fiquei muito decepcionada com a ignorância de alguns profissionais, afinal, não é bem assim que as coisas funcionam. Animais não são descartáveis e não podem ser dispensados durante a gestação da proprietária. 

*Só uma ressalva, fugindo um pouco do assunto: Muitas jovens mamães se livram dos seus animais porque pensam que o bebê terá alergias a eles. Quanto antes acontecer o contato com animais, menor a chance da criança ser alérgica, afinal seu sistema imune estará fortificado e preparado, assim  o corpo não verá os pelos como alérgenos (substâncias causadoras de alergia).

Voltando ao assunto: A grande vilã dessa história é a ignorância que cerca a questão e não o convívio com os bichanos.
Segundo dados da Sociedade Brasileira de Imunização, casos de toxoplasmose passadas de mãe pra filho são raras, e a principal forma de contaminação da doença se dá através da ingestão de água e alimentos mal lavados. 
É recomendada a precaução, mas não é necessário evitar a presença do gato.
O mesmo é dito pela Fundação Oswaldo Cruz,  um dos mais antigos e renomados centros de pesquisa em infectologia do país. 


Gravidez e Toxoplasmose
A  toxoplasmose é uma doença infecciosa causada por um protozoário chamado Toxoplasma Gondii. Esse protozoário é facilmente encontrado na natureza e pode causar infecção em mamíferos e aves em todo o mundo. Nos humanos, em mais de 80% dos casos, essa infecção é assintomática, ou seja, não apresenta qualquer sintoma e pode passar despercebida em pessoas com imunidade normal.
Uma vez exposto a toxoplasmose, o ser humano torna-se imune a ela. Dessa forma, mulheres que contraíram toxoplasmose antes de engravidar não têm com o que se preocupar. Dentre os exames realizados durante a primeira consulta rotineira do pré-natal, isso será averiguado. O risco encontra-se em contrair toxoplasmose pela primeira vez durante a gravidez, pois nesse caso, como a mulher não é imune à doença, a infecção pode levar à má formação ou ao aborto do feto. 
É por isso que existe, justificadamente, tanta preocupação em relação a isso. Mas antes de entrar em pânico, entenda como funciona a transmissão da toxoplasmose e veja porque não é preciso se desfazer de seus animais para ter uma gravidez segura e tranqüila mesmo no caso de não ser imune a toxoplasmose.

O Toxoplasma Gondii, para completar seu ciclo de vida, precisa passar por um hospedeiro intermediário, mamíferos e aves em geral, e por um hospedeiro definitivo, o gato. É apenas no intestino dos felinos que ele consegue produzir seus oocistos, forma infecciosa da doença. Por isso, CÃES NÃO TRANSMITEM TOXOPLASMOSE, ao contrário do que alguns profissionais mal informados possam afirmar. 
É por esse motivo que a toxoplasmose ficou conhecida como a "doença do gato", muito embora seja bem pouco provável que os gatos domésticos sejam responsáveis pela transmissão direta da doença na maior parte dos casos, já que menos de 1% de toda a população felina está contaminada. Além disso, mesmo que o gato esteja contaminado, os oocistos excretados nas fezes levam um período que varia entre um e quatro dias, dependendo da temperatura ambiente, para ficarem contagiosos.
Se então, após esse período, houver contato direto com as fezes do animal doente por via oral (levando as mãos à boca sem lavá-las bem, por exemplo), existe a chance de contaminação. Ainda assim, vale lembrar que a excreção de fezes infectadas dura até 14 dias após a primeira exposição do gato ao parasita (ou seja, após ele ter ingerido carne contaminada), mas que após esse período, é improvável que o gato volte a excretar novamente fezes infectadas, pois assim como nós, uma expostos a doença, eles também desenvolvem imunidade a ela.
Os gatos contraem toxoplasmose ao comerem carne crua ou caça (ratos e baratas, por exemplo) que contenham algum dos 3 estágios infectantes deste parasita. Se você possui um gato que já há algum tempo vive exclusivamente dentro de casa e que não se alimenta de carne crua, você NÃO ESTÁ EM RISCO. De fato está provado que manusear carne crua ou trabalhar em jardinagem sem luvas é mais arriscado do que acariciar e manusear seu gatinho de estimação.
A forma mais comum de contágio em humanos se dá através da ingestão de alimentos e água contaminados, principalmente carnes mal passadas e verduras mal lavadas. Acredita-se que em São Paulo , cerca de 80% da população já tenha contraído toxoplasmose dessa maneira. Em cidades onde o consumo de carne é mais alto, como no Rio Grande do Sul, essa porcentagem sobe para 90% da população e, como é de se imaginar, menos da metade dessas pessoas convivem com gatos dentro de casa. 
Portanto, se você eliminar as fezes do gato diariamente da caixa de areia, usar luvas e/ou lavar muito bem as mãos após realizar essa tarefa, não alimentar seu animal com carne crua ou permitir que ele tenha acesso à rua, o risco de contrair toxoplasmose de seu gatinho é ínfimo. 
Abaixo seguem na íntegra as recomendações da Fundação Oswaldo Cruz para prevenção da toxoplasmose:
1) Lave bem as mãos antes de mexer com os alimentos;
2) Não coma carne crua ou mal cozida;
3) Ao mexer com a terra ou caixa de areia lave bem as mãos ou use luvas;
4) Só beba água filtrada ou fervida;
5) Frutas, verduras e legumes crus devem ser bem lavados.
OBS.: A Toxoplasmose tem cura. O fato de apresentar exame positivo para toxoplasmose não significa que você esteja com a doença. Na maioria das vezes, indica a presença de anticorpos.
OBS.: Os gatos domésticos se infectam caçando pequenos animais infectados, como ratos e aves. Desta maneira, os gatos que não vão as ruas para caçar, e que comem apenas ração industrializada NÃO oferecem perigo. Mas, alguns cuidados como limpar sempre a caixa de areia, lavar bem as mãos antes de manusear o alimento e não dar carne crua ou mal cozida para os gatos são medidas importantes.
Exame para toxoplasmose
O CCZ de São Paulo realiza o teste para toxoplasmose em felinos a um preço bastante acessível. Caso reste qualquer dúvida sobre a contaminação de seu gatinho, talvez seja válido testá-lo. Converse com o seu veterinário a esse respeito. 
Fontes: Fiocruz, Arca de Noé, Arca Brasil.

18 comentários:

  1. Judiação, gente... abandonar o bichinho por falta de informação .no
    Que lindo seu blog novo, atonrei *,*
    Será que ainda dá tempo de mandar foto e e-mail sobre a Cléo pro vira-lata mais lindo? ;;

    ;**

    ResponderExcluir
  2. nhoo *-*
    ja tem mais de 1 mes o blog, mas parece que tenho ele a um tempão...
    e pode mandar sim, ainda nao postei as fotos/historias =D

    ResponderExcluir
  3. nossa q alivio ler isso!!!eu tinha um pouco demedo pelo que todo mundo fala,más eu nunca conseguiria dar meu gatos poxa!!!!são parte da familia!!!fazer isso émuita crueldade!!ai é melhor não ter um animal né??bem mais sensato!!
    =)

    dani

    ResponderExcluir
  4. Pois é, nada melhor que a informação ;)
    basta tomar alguns cuidados e fazer exames, se desfazer dos bichinhos é a mais pura crueldade.
    mas como eu disse no post, fiquei chateada ao ler que alguns médicos renomados dizem para que as pessoas tomem essa medida =/

    ResponderExcluir
  5. É o que mais vejo é esses lugares de adoção recebendo os gatos "de volta" porque a mulher engravidou.
    Meu pensamento sincero sobre isso: uma pessoa dessas simplesmente não está preparada pra ser mãe. Fim.

    ResponderExcluir
  6. ainda bem que nao vi ngm devolvendo gatos por isso...
    me daria uma vontade muito súbita de agredir a pessoa, e a sociedade diz que temos que ser controlados.

    ResponderExcluir
  7. assim q engravidei começou os comentarios por causa dos meus gatos! ja ja minha filha nasce e continuo com os 4 e nem me imagino longe deles! o mais engraçado é ver os comentários, e o mais comum é q gato da asma! gente q chega a comentar q nunca teve um gato pq viu fulano de tal sofrendo com asma... humrrum, ta bom, o mal do mundo é a asma né? a ignorancia e terrivel!

    ResponderExcluir
  8. Este post veio de uma das minhas sugestões/pedidos?

    ResponderExcluir
  9. foi mais ou menos o que vc pediu, não foi exatamente, eu ainda vou fazer um post mais específico sobre a relação com os animais independente da toxo =)

    ResponderExcluir
  10. Oba!!
    Não foi exatamente, mas já começou!!
    =]**

    ResponderExcluir
  11. Olá amigos!
    Sou gateira de plantão, e afirmo com provas que EU CONTRAÍ TOXOPLASMOSE E NÃO FOI DE GATO! Após o meu diagnóstico, todos os gatos que tenho contato foram examinados e não tinham a doença. Fui tratada, pois eu desenvolvi a doença, por uma das melhores especialistas do país, e esta me afirmou que contraí a doença provavelmente de saladas, aguá ou verduras consumidas em restaurante.
    Questionei se isso houvesse acontecido durante uma gestação, e essa especialista apresentou uma medicação segura e específica para gestantes contaminadas. Com tratamento, nada acontece a mãe e ao Bebê. Então o mais importante é o diagnóstico: FAÇA SEMPRE O PRÉ NATAL! E curta tranquila sua gestação.

    ResponderExcluir
  12. hahaha,eu tenho vários bichos e nem que eles falassem isso eu abandonaria meu bichos,pois tenho 4 gatos e cuidava deles durante toda a gravidez e meu filho nasceu saudável sem problema nenhum.....pois dos seres humanos que temos que tomar cuidado não dos animais ..tudo história,pois tenho asma e meus gatos não me fazem mal algum só bem

    ResponderExcluir
  13. OLá, olha eu peguei toxoplasmose quando tinha 5 anos, vivia abraçada com o gato da minha avó, eu perdi a visão do olho esquerdo, passei por especialistas em toxoplasmose, peguei realmente do gato e pior, antes de engravidar, preciso fazer três meses de tratamento, pois meu filho tem grande probabilidade de nascer cego. O médico pediu para eu passar bem longe de gatos, porque só descobri a doença quando tinha 15 anos, não fiz cirurgia e a doença pode voltar e eu perder a visão do olho direito. Gatos transmitem toxoplasmose a vida inteira.

    ResponderExcluir
  14. A ignorância prevalece no mundo, e são os animais , os quais considero inteligentes, sensibilidade para diagnosticar seu território; ou seja, eles sabem quando fazem mal ou bem (PETS),e estes fazem BEM. O restante que vivem , seja na rua ou maltratados , só irão tomar uma atitude que venha a machucar alguém ,quando o homem vai além da maldade por ego ou materialismo. Volte a estudar, como será uma mãe reponsável pela educação dos filhos com toda esta ignorância!!!

    ResponderExcluir
  15. Realmente a falta de informação é a maior tristeza do mundo!! Eu quando estava grávida tinha uma gatinha adotada e adotei mais dois gatos de rua e depois do nascimento da minha Lú, adotei mais uma. Até dei um depoimento em um canal de tv daqui da cidade a respeito de animais e bbs, por causa disso: pessoas q pensam q tem q abandonar seu primeiro filho, sim pq embora alguns não se deem conta é um filho e deveria ser para a vida toda, por causa da gravidez!

    ResponderExcluir
  16. Oi! Gostei do post. Temos um gato em casa, na verdade ele é do meu marido e quando engravidei ouvi de tudo: cuidado com a toxoplasmose,vc pode perder o bebê, quando seu filho nascer ela será um grande alergico, etc... Respostas da minha obstetra: vc está proibida de ingerir carne crua/mal-passada, qto ao gato, continue cuidando bem dele... Respostas do pediatra dos meus filhos: crianças criadas c animais domésticos são sabidamente menos alérgicas, além de se desenvolverem melhor... Resultado: Gato c 7 anos, filha c 6 anos e filho c 4 anos. Todos muito felizes e saudáveis...

    ResponderExcluir
  17. O que a Cris ali quis dizer eu não entendi...enfim, o que eu escrevi sobre toxoplasmose eu não inventei, foi com base na minha experiencia profissional e na consulta de outros artigos.

    Que bom saber que existem mães, obstetras e outros médicos, além de veterinários, que não são ignorantes e sabem orientar bem as donas de animais.
    Lembrando sempre que as crianças menos alérgicas são as que convivem com animais desde sempre.
    Valeu pelos comentários, meninas ^^

    ResponderExcluir
  18. Eu criei meus dois filhos, uma menina e um menino(hoje com 19 e 18 anos), entre gatos, cães, pássaros e tartarugas... Meus filhos nunca tiveram qualquer problema respiratório.. muito ao contrário, são super saudáveis, não tem alergia a nada.
    Esse é meu depoimento. Só acho que conviver com animais os tornou pessoas mais bondosas, que se interessam pelo próximo e pela vida na terra. Ter animais em casa ajudou a construir o caráter e o amor na família que tenho!

    ResponderExcluir

Au Au! Miau Miau!