sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Doenças Cardíacas em Cães e Gatos


As doenças cardíacas podem acometer filhotes (quando são congênitas, ou seja, o animal nasce com uma má formação no coração/válvulas/veias/artérias) mas acomete principalmente animais idosos. Com o avanço da medicina veterinária, os animais tem vivido cada vez mais, e quanto mais animais idosos, maior a incidência de doenças cardíacas. Eles são considerados idosos a partir dos 8 anos de vida.
A principal doença que acomete cães é a degeneração ou envelhecimento das válvulas do coração, e acomete principalmente cães de raças pequenas (poodles, pinschers, yorkshire, etc).
Já nas raças grandes (boxer, labrador, doberman, dogue alemão) a principal doença é a dilatação do músculo cardíaco.
Nos gatos, a principal doença é a cardiomiopatia hipertrófica, que tem evolução lenta e silenciosa, podendo apresentar sintomas só quando o comprometimento cardíaco do animal já está muito avançado. 
Para os animais de região litorânea, uma doença que pode ocorrer é a dirofilariose, que é a presença de vermes no coração. Por isso, é muito importante a vermifugação em animais que vivem no litoral ou quando viajam.
Ao contrário do que pode ocorrer com o homem, os animais não são vítimas de infarto do miocardio, mas de micro-infartos decorrentes da degeneração do músculo cardíaco. Assim sendo, animais não morrem de infarto.
Independente da doença, o animal pode ter uma vida normal desde que seja detectada e tratada com rapidez.

Mas como saber quando o animal está com alguma doença cardíaca? Quais sinais ou sintomas eles apresentam?
- O primeiro sintoma costuma ser a tosse. Muitas vezes as pessoas pensam que é engasgo. Repare se ocorre quando o animal está agitado ou feliz,
- Cansaço, intolerância ao exercício,
- Dificuldade para respirar,
- Inchaço de membros ou abdomen,
- Lingua arrouxeada (exceto nos chow-chows, que já são roxas sempre né!)
- Mucosas (parte interna da boca, vulva ou pênis) azulados,
- Desmaios,
- Convulsões,
- Crescimento deficiente em filhotes.

Ao notar alterações descritas acima, procure o médico veterinário.
Descreva com detalhes as alterações, e através de exame físico, exame radiográfico, ecocardiográfico e eletrocardiograma, o diagnóstico pode ser concluído.

*É importante o check up cardíaco em animais com idade mais avançada ou mesmo para todo animal ao fazer qualquer procedimento cirúrgico. Por querer economizar, corre-se o risco de perder o animal por causa da anestesia.
Os exames também são importantes em cães e gatos idosos, mesmo que não apresentem sintomas, para que eventuais doenças de evolução lenta possam ser detectadas cedo, e se forem tratadas de forma correta, o animal pode ter uma sobrevida de qualidade e viver muitos anos ao seu lado!

Cuide com carinho do coração do seu melhor amigo!


Help: Fonte e Fonte.

2 comentários:

  1. Eu fui na praia! Acho que tenho que tomar vermífugo então! Minha mamis tb tem que tomar? Meu papis e meus irmãos?

    Lambs

    ResponderExcluir
  2. Tem que tomar só os parentes cachorrinhos, os humanos não! É um vermífugo específico, fala pra sua mãe pedir pro vendedor do pet um vermifugo que combata o verme do coração. O Endogard é um deles!!
    Cheiradinhas no focinho func func

    ResponderExcluir

Au Au! Miau Miau!